Capítulo 42: Ainda a tática de cercar um ponto para atrair reforços
“Idiotas! Idiotas! Mostrem a coragem dos soldados do nosso Império! Avancem!”
Observando impotente a derrota completa da quarta investida que comandava, Kishida brandia sua katana, com a voz tomada pela histeria. O primeiro pelotão estava reduzido a menos da metade. O segundo pelotão fora totalmente aniquilado. O terceiro pelotão, embora ainda mantivesse sua estrutura, estava composto por homens feridos, e a maior parte das metralhadoras leves e lançadores de granadas havia sido perdida. Se as coisas continuassem assim, até a designação de sua companhia seria dissolvida.
“Major! Estes Oitavo Exército são estranhos demais, devem ser uma tropa de elite deles!”
“Minha companhia sofreu mais de cinquenta por cento de baixas!”
Ao ouvir as palavras de Kishida, Fujimoto arregalou os olhos, enfurecido. Ele desferiu dois tapas violentos no rosto do subordinado, fazendo com que a boca de Kishida sangrasse imediatamente.
“Idiota! Eu já tinha lhe avisado que esses inimigos não eram comuns. Tudo isso aconteceu por causa do seu desleixo. Além de sacrificar tantos bravos guerreiros do Império, você ainda desperdiçou um tempo precioso. Vou enviá-lo à corte marcial!”
O olhar furioso de Fujimoto mal conseguia esconder sua própria impotência. Afinal, fora ele quem ordenou o abandono de Shouyang. Fora ele quem ordenou a retirada para Yangquan. E, sabendo que aquele grupo do Oitavo Exército era traiçoeiro, ainda assim, fora ele quem enviou um tolo como Kishida para o confronto. Embora Kishida tenha hesitado na execução, olhando bem, todas as decisões estratégicas partiram dele, Fujimoto.
No início, ele ainda alimentava ilusões de que o Oitavo Exército estivesse cooperando, dando-lhe uma saída honrosa. Afinal, diziam que estavam rompendo o cerco para reforçar Yangquan; se não encontrassem uma única emboscada no caminho, seria estranho. Mas, após tanto tempo de combate, com o poder de fogo devastador, a qualidade das tropas e a precisão dos oficiais adversários, onde se poderia ver qualquer sinal de que eles pretendiam deixá-los passar?
Agora, a situação era clara: se ele alegasse ter "entendido" as dicas do Oitavo Exército para abandonar Shouyang, provaria ser um covarde. E, ao descobrir que tais "dicas" eram, na verdade, uma armadilha para atrair a serpente para fora da toca, provava ser um covarde estúpido.
Mesmo que a investida do Oitavo Exército em Shouyang tivesse deixado os japoneses em pânico, eles ainda acreditavam que isso se devia ao fato de o inimigo ter usado uma força dez vezes superior para pegá-los de surpresa. Imaginavam que, assim que redobrassem a atenção em campo aberto, o Oitavo Exército não seria páreo para eles. Afinal, preconceitos não são fáceis de mudar. Mas a realidade desferiu-lhe um golpe brutal, zombando abertamente de sua arrogância: você está errado, completamente errado!
“Relatório, Major! Tropas do Oitavo Exército avistadas a oeste!”
“Relatório, Major! Tropas do Oitavo Exército avistadas ao norte!”
“Relatório, Major! Tropas do Oitavo Exército também a sul! Estamos cercados!”
Fujimoto ficou paralisado. O que o Oitavo Exército pretendia agora? Eles estavam a menos de dez quilômetros de Yangquan; pretendiam aniquilar todos eles ali mesmo? Espere! Será que... Ele pareceu compreender algo e ordenou apressadamente que trouxessem o mapa.
***
“Então... era isso? Hahaha...”
Fujimoto parecia ter perdido a alma, rindo e chorando ao mesmo tempo. “Em Shouyang, eu pensei que eles quisessem me enfrentar, mas não imaginava que, para eles, eu, um digno Major, não valesse absolutamente nada! Hahaha...”
Ele sabia que, depois daquele dia, estivesse vivo ou morto, seu nome estaria gravado no pilar da vergonha da história.
***
“Idiotas! Idiotas!”
Quem também rugia de impotência era Katayama Shotaro, que, no momento, brandia seu sabre de comando e destruía tudo o que via pela frente em seu escritório. Todo o mobiliário da sala de operações tornou-se alvo de sua fúria. Após um esforço considerável para partir uma mesa de madeira maciça ao meio, ele finalmente parou, respirando com dificuldade.
“General, por que tanta ira? A situação ainda não é irreversível, não é?”
O ajudante de ordens observou seu superior, balançando a cabeça e diminuindo o respeito que tinha por ele, considerando que, como comandante de brigada, ele não tinha controle emocional.
“O que você sabe sobre isso?!”
O tom de Katayama transbordava uma raiva contida. Em tempos de bonança, tudo ia bem. Mas, diante da crise iminente, ele odiava o fato de estar cercado por tolos que não o compreendiam.
“Por que o Oitavo Exército não emboscou antes ou depois, mas justamente pouco tempo após passarmos por Ceshi?! Eles calcularam a distância militar limite. O destacamento de Fujimoto não consegue romper o cerco, nós não conseguimos alcançá-los para reforçar, e a retirada não é mais uma opção! Isso é uma tática de cercar um ponto para atrair reforços! Eles nos forçaram a mover nossas tropas para debaixo de nossos narizes, obrigando-nos a intervir! E aquele tolo do Fujimoto foi conduzido como um burro pelo Oitavo Exército!”
“Esses soldados do Oitavo Exército não estão apenas atacando postos avançados. Desde o início, o alvo eram nós!”
“O quê?!” O ajudante de ordens prendeu a respiração. Embora o Oitavo Exército estivesse agressivo, ele jamais imaginou que eles ousariam atacar o comando da brigada.
“General, o que devemos fazer? Ainda há mais de 700 homens com Fujimoto. Vamos abandoná-los?”
Katayama apoiou-se no sabre, sentando-se na cadeira e tentando se acalmar. O que significavam 700 homens? Um batalhão completo tem apenas 1.100. Com a companhia de Kishida destacada, restavam menos de 1.000 em Yangquan. Salvar ou não salvar? Era uma escolha? Não! Aquilo não era uma questão de escolha. Embora enviar reforços fosse cair na armadilha do inimigo, se ele permitisse que o destacamento de Fujimoto fosse aniquilado sob seus olhos, mesmo que conseguisse manter Yangquan, seu destino seria um só: ser executado como traidor.
Entre morrer de uma forma ou de outra, era melhor morrer no campo de batalha, mantendo a dignidade.
“Salvar! É claro que vamos salvar!” O tempo em guerra era como ouro, e Katayama não podia hesitar. “Envie mais uma companhia e uma companhia de metralhadoras, 500 homens, para reforçar Fujimoto!”
“General...”
“Cale a boca! Cumpra as ordens!”
“Sim!”
O oficial de estado-maior queria protestar, mas foi interrompido rudemente. Como ele poderia não saber que, com isso, restariam apenas duas companhias de infantaria em Yangquan? Ele sabia perfeitamente que, se o inimigo planejou uma estratégia tão brilhante, certamente estava preparado. Mas duas companhias eram o limite absoluto. Menos do que isso, não seriam nada para o inimigo. Mais do que isso, o Oitavo Exército apenas mudaria a tática de cercar o ponto de apoio para um bloqueio total, e Yangquan se tornaria um banquete para eles.
Ele enviou a companhia de metralhadoras com o poder de fogo mais forte, esperando que, de fato, pudessem trazer Fujimoto de volta. Se conseguissem, mesmo que apenas metade voltasse, Yangquan ainda teria uma chance de resistir até a chegada de mais reforços. Era o melhor resultado possível naquela situação deplorável.
Mas seria possível? Shinotsuka Yoshio havia mencionado em uma reunião que o número do Oitavo Exército poderia ser muito maior do que imaginavam. Na época, todos riram. Mas agora, os ridículos éramos nós. Talvez, assim que os reforços saíssem da cidade, Yangquan fosse cercada por uma força dez vezes maior. Ao pensar nisso, ele sentiu um calafrio, como se inúmeros olhos hostis o observassem das sombras.
“Ordene que a companhia de transporte esteja totalmente armada e pronta para o combate!”
“Armem todos os expatriados! Integrem-nos às tropas para defender as muralhas!”
“Digam-lhes que, se não quiserem ser tratados pelos chineses da mesma forma que os trataram, que mostrem o sangue do povo Yamato!”
Após falar, Katayama desabou na cadeira, fechando os olhos e escondendo-se nas sombras. Desde que se formara na academia militar, nunca se sentira tão impotente. Com uma voz trêmula, quase um sussurro, ele murmurou para si mesmo:
“Deusa Amaterasu, eu vos imploro, proteja seus súditos, abençoe-nos, que nossa sorte nas armas seja eterna...”