Capítulo 44: O Destacamento Fujimoto, aniquilado

Levando a Biblioteca para a Guerra de Resistência ao Japão Peixe-dourado grande grelhado na brasa 2998 palavras 2026-07-29 07:12:29

"Envie um telegrama para Yangquan! Diga que meu esquadrão está prestes a ser exterminado e peço orientação tática! Peço orientação tática! Que a orientação venha logo!"

O rosto coberto de fuligem, Kishida rugia desesperadamente para seu operador de comunicações. As trincheiras defensivas que ele antes desprezara agora erguiam-se como um abismo intransponível entre suas tropas e os reforços. Os soldados do Oitavo Exército continuaram a escavar e expandir as posições existentes, reduzindo drasticamente o esforço de engenharia. Em apenas algumas horas, um emaranhado de trincheiras profundas e bem equipadas bloqueava a única rota de acesso aos seus aliados.

Ele já não sabia quantas ondas de ataques do Oitavo Exército havia repelido. Só sabia que cada investida tornava-se mais feroz, enquanto sua situação se deteriorava a cada momento. O cenário era cada vez mais desesperador. Lutando desde o amanhecer até a calada da noite, sem provar uma gota d'água e sob o estresse de marchas e combates intensos, os soldados não tinham sequer forças para ficar de pé após cada confronto. Agora, a munição também estava quase no fim.

A resposta que recebeu de Yangquan, contudo, era-lhe dolorosamente familiar: "Soldados do Império têm a tradição de avançar, não a de recuar!"

Ao ver os soldados do Oitavo Exército avançando novamente, ele finalmente compreendeu que nunca fora tão heróico quanto imaginara. "Então, é este o verdadeiro adversário..."

Antes que Kishida pudesse processar o pensamento, uma granada pôs fim à sua vida. Se não podia entender, não precisava mais se preocupar; na próxima vida, que não seja humano.

Desde que recebera o telegrama sobre o envio de reforços, Fujimoto também mudara. Ele comandava seus subordinados como um robô, distribuindo ordens e posições com uma calma aterradora. Sob seu comando, os soldados japoneses cavavam trincheiras com as próprias mãos, capacetes e baionetas. Ordenou que todos se despissem, deixando apenas as tangas, usando as roupas para embrulhar terra e criar sacos de areia improvisados, misturando cadáveres para fortalecer as defesas. Cada bala deveria ser disparada contra alvos a menos de cem metros. Cada granada deveria ser detonada apenas no momento do combate corpo a corpo. Os feridos eram lançados para fora para fingirem-se de mortos, prontos para explodir e levar um soldado inimigo consigo. Sempre que um ataque era repelido, saqueavam freneticamente as armas deixadas para trás, deixando armadilhas feitas de baionetas quebradas, galhos e até ossos humanos.

Apesar de tudo, as más notícias chegaram conforme o esperado.

"Senhor Major! Os reforços... todos os reforços foram aniquilados..."

Fujimoto levantou a mão, impedindo o soldado de comunicações de continuar. Se ele ainda tivesse a esperança de romper o cerco, jamais teria ordenado a construção de fortificações no local. Se ainda tivesse ilusões sobre os reforços, não teria resistido por tanto tempo. Tudo estava dentro do esperado. Seu comando, como o brilho de uma lâmpada antes de apagar, não passava de uma busca por uma morte digna. É preciso admitir: quando alguém é encurralado, pode realmente manifestar um potencial surpreendente. Mas tudo aquilo era tarde demais.

"É hora de encerrar esta farsa."

Ele desembainhou sua katana e começou a limpá-la meticulosamente. O oficial adjunto ao lado sabia o que ele faria, mas não o impediu.

"Senhor, se não for pedir muito, estou disposto a ser seu kaishakunin."

Fujimoto sorriu, parecendo subitamente aliviado, e entregou-lhe a espada: "Será uma honra."

Com os olhos marejados de sangue, o adjunto respondeu: "Após realizar o ritual, liderarei o ataque final..."

Fujimoto ajoelhou-se e, sem hesitar, cravou a lâmina profundamente em seu ventre.

O adjunto abandonou todas as linhas de defesa e reuniu os soldados japoneses restantes. Subindo em um ponto elevado, gritou com voz rouca para todos: "Filhos de Sua Majestade, o Imperador! Não temos mais para onde recuar! Vamos mostrar ao Oitavo Exército que os guerreiros do Império são inigualáveis!"

"Banzai!"
"Banzai!"

O adjunto continuou: "O senhor Tenente-Coronel partiu com honra através do seppuku, e eu liderarei a carga! Desejo a todos que a sorte das armas esteja convosco!"

"Que a sorte das armas nos acompanhe! Pelo Imperador! Banzai!"

Através dos binóculos, essa cena foi observada pelos soldados do pelotão de reconhecimento do Oitavo Exército.

"Os diabos finalmente não aguentaram e vão partir para um ataque suicida", disse o comandante do pelotão, cuspindo no chão. "Um ataque suicida agora? Malditos, por que não percebemos antes que esse Fujimoto era tão difícil de lidar? Nem na hora de morrer ele sossega!"

O comissário político ao lado deu-lhe um tapinha no ombro e aconselhou: "De qualquer forma, acabar com esse sujeito é uma boa notícia. Não sabemos para onde esse bando pretende atacar, então devemos avisar as outras unidades para que fiquem em prontidão."

No período da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, ataques noturnos eram algo complexo. Não por causa da escuridão — afinal, combates noturnos eram comuns na era das armas brancas. O problema era que as armas de fogo modernas produziam clarões intensos a cada disparo. Isso não significava apenas ser detectado pelo inimigo, mas causava algo que nem mesmo os entusiastas militares costumam notar: a cegueira noturna.

É sabido que o corpo humano controla a entrada de luz nos olhos através do ajuste da pupila. Quando a luz é intensa, a pupila se contrai para proteger o olho; quando é escassa, dilata-se para captar mais sinais luminosos. Este processo é um reflexo instintivo, não controlado pelo cérebro. É por isso que, em exames de emergência, os médicos usam uma fonte de luz diretamente nos olhos para verificar a reação pupilar.

Em um campo de batalha escuro, um clarão ofuscante a menos de um metro faz com que a pupila se contraia instantaneamente. Quando a luz apaga, o contraste drástico entre luz e sombra faz com que o combatente não veja nada por pelo menos dois segundos. Se estiverem usando armas automáticas, o efeito é semelhante a ter uma lanterna tática piscando em modo estroboscópico bem na frente dos olhos.

Como lutar nessas condições? Portanto, ataques noturnos em grande escala na era das armas de fogo não são para qualquer um. O plano do oficial japonês, ou melhor, de Fujimoto, era até razoável, pois ataques noturnos reduzem drasticamente a vantagem de fogo de ambos os lados. Para o lado que já é inferior em poder de fogo, isso seria, teoricamente, uma vantagem.

Mas eles esqueceram que o adversário, que lutou contra eles desde o entardecer até o meio da noite, também entendia de ataques noturnos. Desde a Revolta de Wuchang, o Exército Vermelho travou inúmeras batalhas noturnas para minimizar a superioridade de fogo do inimigo. Em termos de experiência, ninguém os superava. Em termos de resultados, eles orgulhavam-se de suas vitórias. Não seria exagero dizer que o Oitavo Exército era a força mais especializada em combates noturnos do mundo.

A única aposta dos japoneses era que ninguém esperaria um contra-ataque vindo de tropas tão exaustas. Se tivessem pegado o Oitavo Exército de surpresa, poderiam ter causado problemas reais. Mas, estando preparados, o resultado era previsível.

Quando o bando de soldados japoneses chegou a menos de 50 metros das linhas do Oitavo Exército, descobriram que pilhas de lenha já haviam sido colocadas ali antecipadamente. Com o disparo de algumas balas, a lenha, encharcada de combustível, incendiou-se em chamas que subiram aos céus.

"Amigo, eu sou o defensor e tenho a vantagem de fogo, por que iria querer lutar corpo a corpo com você? Está brincando?"

Instantaneamente, os soldados japoneses, quase nus, ficaram expostos sob a luz intensa. Não se sabe o que passava pela cabeça deles, mas os soldados do Oitavo Exército apenas sentiram nojo. "Nossa terra não tem esses costumes. Se é para aparecer, que venham as atrizes típicas de vocês. Não temos o menor interesse em um bando de marmanjos."

E assim, usaram suas armas para ensinar aos japoneses o que significam honra e decência.

Mais tarde, Zhu Han perguntou ao Comandante Chen por que eles haviam cavado tantas trincheiras para desgastar o esquadrão de Kishida, já que, pelo plano original, bastariam algumas em pontos específicos. O Comandante Chen respondeu: "Não tem jeito. Por mais perfeito que seja o plano, assim que os tiros começam, metade dele se torna inútil. Não sabíamos quantos homens Fujimoto traria. Se trouxesse muitos e não conseguíssemos derrotá-los de uma vez, usaríamos as trincheiras extras para resistir em camadas e desgastá-los onda por onda."

Zhu Han ficou sem palavras. Era possível fazer algo assim? Isso não seria manipular o inimigo na palma da mão? Quão azarado alguém tem de ser para ter vocês como adversários nesta vida? Ele disse sinceramente: "Vocês são realmente uns gênios do mal!"