Capítulo vinte e nove: Primeiras notícias sobre o mercado noturno, um encontro valioso no mercado noturno
No fim de semana, levei carne bovina cozida, cabeça de porco prensada e seis garrafas de Maotai para a casa do velho mestre Guan. Han Chunming também estava lá; coloquei a mesa e preparei uma tigela, hashis e um copo para ele. "Mestre, o que você e Chunming estão examinando?" "Está aqui, dê uma olhada também." "Um vaso Meiping da dinastia Ming? Onde conseguiu isso?" "Este rapaz pegou no mercado negro. A peça é boa, mas foi perigoso." "Chunming, onde fica esse mercado negro?" "Você não sabe nem disso?" "Nunca fui. Só conheço o mercado de pombos e os locais nas montanhas", respondeu Lin Hu. "Ele não precisa de comida, por isso nunca foi ao mercado negro", disse o mestre Guan. "Hoje à noite eu levo você", propôs Han Chunming. "Certo, que horas? Eu vou te procurar", disse Lin Hu. "Se vocês encontrarem a patrulha, os dois aprendizes serão levados de uma vez só", provocou o mestre Guan. "Não pode pensar em algo positivo?", retrucou Chunming. "Tenho medo que o estoque de bebida acabe", brincou o mestre.
Às onze da noite, os dois se encontraram na casa do mestre e desapareceram na escuridão. Chegaram a um terreno plano atrás de um bosque. Entre as árvores e nas margens, havia pessoas de rostos cobertos, segurando lanternas a querosene que brilhavam como vaga-lumes. Lin Hu observava quando alguém surgiu: "Vai comprar ou vender?" "Comprar." "Pode entrar." Lin Hu e Han Chunming entraram. "Tem diferença entre comprar e vender?" "Quem compra não paga nada, quem vende paga vinte centavos." "Ah, é tipo um imposto?" "Exatamente."
Pouco tempo depois, os dois se separaram. Cheguei a uma banca que exibia um recipiente para lavar pincéis. "Posso tocar?" "Pode." Lin Hu sentiu a peça com as mãos; embora a visibilidade fosse baixa, parecia ter a textura da porcelana Ru da dinastia Song, com um toque suave e delicado e linhas naturais. "Qual o preço?" "Sessenta yuans." "Fechado." Entreguei o dinheiro, o homem conferiu, recolheu a banca e foi embora.
Olhei outras coisas, mas nada chamou a atenção. Estava pronto para voltar quando vi um idoso vendendo pinturas. Tinha uma barba longa e um aspecto erudito. Apesar da pouca luz, as lanternas permitiam ver o básico. Eram mais de dez pinturas e, sob a luz da lanterna, as assinaturas eram de Qi Baishi. "Qual o preço?" "Trinta cada uma." "Fico com todas." Trezentos e trinta yuans pelas onze obras. Enrolei tudo e guardei no meu espaço particular.
Procurei por Han Chunming e vi o rapaz examinando uma cabaça. Não era de Sanhe Liu, mas também era uma peça do palácio imperial. Conseguiu por seis yuans. "Hora de ir", disse Lin Hu.
"Vamos." Ao sair do mercado negro, Lin Hu entregou a ele um pedaço de carne, mais de um quilo e meio de carne de porco e um pedaço de gordura. Han Chunming ia recusar, mas Lin Hu cortou: "Leve para casa, você tem muita gente na família. Nunca me falta carne." Dito isso, virou-se e foi embora.
Ao chegar em casa, acendi a luz e examinei a porcelana com cuidado. A textura e as fissuras não enganavam. Na posteridade, restavam apenas três peças e meia. Fiquei tão feliz que sorria até dormindo. "Ficou maluco? Sorrindo sozinho no meio da madrugada?", disse Ye Xin. "Consegui um tesouro que vale tanto quanto nossas filhas. Bem, quase isso. Hehehe." "Se é um tesouro, deve valer mais que um filho!" "Não vale mais que um filho." "Bom, pelo menos vale mais que a esposa." "Vale muito menos que a esposa. Não há comparação possível." "Então guarde bem", disse Ye Xin, voltando a dormir satisfeita.
A segunda-feira, esse dia detestável, começou. Arrumei as coisas e fui trabalhar. Encontrei o diretor Yang na fábrica: "Quer carne de tigre? Quer carne de urso?" "Quero, quero tudo! Qual o preço?" "Sessenta centavos", respondeu Lin Hu. Era muita coisa; carne de cinco tigres e mais de trinta ursos.
"Isso é maravilhoso! Os operários finalmente vão comer carne. Todos se arrependeram de ter vendido os generais inimigos para os nacionalistas; aquilo também era carne!", brincou o diretor Yang. "Amanhã trarei alguns espiões inimigos para o He Daqing fritar para você", disse Lin Hu antes de sair, deixando o diretor Yang com um sorriso amarelo, preocupado com o que faria se aquilo fosse verdade.
Lin Hu voltou à oficina, terminou suas tarefas e, como não tinha mais nada a fazer, saiu com seu caminhão, que deixava na fábrica. Quando o deixou lá pela primeira vez, o diretor achou que ele estava sendo altruísta, mas Lin Hu apenas disse: "O país não permite veículos particulares, aqui é mais seguro."
Dirigiu alguns quilômetros até encontrar um lugar isolado. Descarregou a carne de tigre e três ursos com sua gordura. Voltou à fábrica e chamou o diretor e o pessoal da logística. Pesaram mais de dez toneladas de carne. O financeiro pagou doze mil yuans em notas de dez. Era tanto dinheiro que encheu uma bolsa grande.
A carne estava cara; o grão custava seis centavos o quilo, não dava para comparar. Com os cem quilos de gordura de urso, daria para fazer muito óleo.
Decidi não vender o resto. Vou estocar mais grãos. Em tempos difíceis, o país não terá reservas. Não serei o salvador do mundo, mas tentarei salvar o máximo de pessoas que puder.
Agora tinha trabalho a fazer. Fui para casa, entrei no porão e depois no meu espaço. Depois de tanto tempo focado em vingança e em lidar com inimigos, mal tinha visitado o local. Usei minha mente para arar mil acres de terra e plantei milho; arroz era difícil de justificar e a colheita era menor. Controlei a água do poço para fazer uma chuva leve.
No dia seguinte, ao entrar no espaço, o milho já estava na altura de um homem. Em dois dias, estaria pronto para colher. Fui à fábrica e entreguei cinco mil yuans ao diretor Yang para comprar sacos de estopa e de farinha. Foi fácil: dez centavos pelo saco de estopa, vinte pelo de farinha. Encomendei trinta mil sacos e dez mil de farinha.
Ao fim do dia, tudo foi entregue. Carreguei no caminhão, levei para um lugar deserto e guardei no espaço. No dia seguinte, tudo estava maduro: oitocentos mil quilos de milho. Guardei os sabugos para queimar e passar o inverno sem precisar de carvão.
Usei o espaço para purificar o álcool e consegui trezentos quilos de alta concentração. Perguntei ao diretor Yang quem precisava de álcool puro. "Não faço ideia, acha que sou um oráculo?" "Um diretor de fábrica que não sabe nada? O mestre deve ter te promovido só porque você puxava o saco dele", provoquei. "Saia daqui!", exclamou o diretor, perdendo a calma.
Ri muito ao sair. O diretor Yang, que ouviu a risada, percebeu que Lin Hu só tinha ido lá para zombar dele. Perguntei ao líder superior, que respondeu: "Laboratórios e hospitais precisam muito disso. Não é à toa que ele disse que você não sabe de nada."
Fui repreendido pelo líder, mas valeu a pena. Voltei até Lin Hu: "Laboratórios e hospitais precisam." "Tenho trezentos quilos. Quem quiser, que me dê um maço de cigarros Zhonghua." "Eu faço a ponte", disse o diretor. "Líder, tenho mais de trezentos quilos. O preço são dois maços de Zhonghua." "Sem problemas, mande entregar agora mesmo."
À tarde, o motorista do ministro veio buscar a carga. O diretor Yang me entregou um maço de Zhonghua especial e se arrependeu de não ter comprado um maço comum antes. Guardei o cigarro, peguei um barril novo de cento e oitenta litros, carreguei no caminhão e entreguei. Ao voltar para casa, dei sete mil yuans para minha esposa. Era uma quantia enorme. Para que ela não se assustasse, levei-a ao porão. Lá, mostrei o lugar mágico e as passagens secretas — uma para fora da cidade e outra que dava na casa dos filhos da minha tia. Como usávamos a mesma chaminé, podíamos cozinhar lá. Mostrei a grande sala cheia de grãos. Ela ficou maravilhada; nem o maior latifundiário tinha tanto. Com o controle do espaço, o ambiente estava seco e perfeito. Senti-me mais seguro do que nunca.