Capítulo Cinquenta e Seis: O Frio das Estepes e o Mercado Negro da Fronteira
Lin Hu voltou para a pousada, pensando consigo mesmo que, se viesse aqui no verão, com certeza seria muito bonito, com cavalos correndo a toda velocidade. Agora, porém, só fazia frio e mais frio. Vazia e desprotegida, a paisagem era fustigada por ventos gélidos vindos de todas as direções.
Ainda bem que, no dia seguinte, seu companheiro de bebida Bate voltou para procurá-lo.
— Para onde vamos hoje? — perguntou Lin Hu.
— Vou te levar a um lugar onde pessoas de três países costumam ir para fazer negócios.
— Isso não seria cruzar a fronteira?
— Lá é uma terra sem lei. Não pertence a nós, nem à União Soviética e muito menos à Mongólia Exterior, mas todo mundo pode ir para lá.
— Existe um lugar assim? Vamos lá dar uma olhada.
Eles conseguiram dois cavalos e montaram. Lin Hu ainda estava um pouco sem jeito; em suas duas vidas, nunca havia montado a cavalo com frequência. Na vida passada, tinha ido a um haras com amigos e andado um pouco, então não era totalmente leigo, mas também não era um cavaleiro exemplar.
Bate ia na frente e Lin Hu atrás. Como era corajoso, ele logo começou a fustigar o cavalo a galope, observando a postura de Bate ao montar e a técnica de força nas pernas. Quanto mais corria, mais familiarizado ficava.
— Irmão Lin, já vamos chegar. Lá tem de tudo.
— Ótimo, quero ver só como é esse mercado negro de fronteira e se é tão agitado assim.
Ao chegarem à fronteira, um homem apareceu:
— Bate, é você de novo. Por que viaja tanto só por causa de vodca?
— Você não entende de bebida. Se houvesse um licor forte de grãos, quem ia querer vodca? Mas como não tem... Hahaha!
— Irmão, vamos entrar. Temos que voltar em duas horas.
— Há um limite de tempo?
— Sim. Só nos restam duas horas desde que chegamos aqui. Quando der o horário, eles fecham as portas e não dão mais para entrar. Se ficar de fora até amanhã, você vira um picolé de gelo! Hahaha!
— Eu entendi.
Assim que terminou de falar, Lin Hu começou a procurar o que precisava. Naquele lugar, até motocicletas eram vendidas.
Ele deu início à sua busca pelos itens desejados. Depois de procurar bastante, comprou algumas ferramentas com características mongóis e também uma serra elétrica. Como falava russo, a comunicação foi super tranquila.
— Amigo, você tem chocolate ou algum outro tipo de comida, especialidades da União Soviética?
— Olá, meu amigo, você veio falar com a pessoa certa! Tenho chocolate aqui, muito chocolate. São mais de cem quilos de chocolate, e também presuntos, mais de quarenta pernas traseiras de porco — quero tudo! E casacos de lã para adultos e crianças, vou levar a coleção toda.
— Posso pagar com a moeda chinesa?
— Claro que sim, ela é aceita aqui. Na volta, você pode trocar por rublos.
— Então calcule quanto dá.
— Já fiz as contas para você. Como está comprando muito, vai ficar por seiscentos yuans, não cobrei nada a mais.
— Certo, negócio fechado. Pode me dar uma bolsa grande? Desse jeito não consigo carregar tudo.
— Sem problemas, sem problemas!
O homem encontrou um saco de embalagem grande e colocou tudo dentro, mas ficou extremamente pesado: eram mais de trezentos quilos no total, sendo que só os quarenta presuntos de porco pesavam mais de duzentos quilos, além dos mais de cem quilos de chocolate. O peso das roupas nem dava para calcular.
Lin Hu colocou a carga diretamente nas costas com um esforço hercúleo.
— Ai! Que diabo é isso? Até os cavalos desabariam com esse peso! Os homens chineses são forte demais!
Ele levou as coisas para um canto onde ninguém estava prestando atenção, guardou tudo em seu espaço dimensional e mudou-se para outro local para continuar procurando o que precisava.
— Irmão, não comprou nada? — Bate apareceu logo atrás, com algumas garrafas de bebida a mais nas mãos.
— Ainda não encontrei o que quero. Vamos dar mais uma olhada, ainda temos tempo?
— Quando o tempo acaba, eles apitam. Dez minutos para evacuar.
— Se é assim, do que temos medo? Vamos andar mais um pouco.
Lin Hu continuou caminhando e viu um mongol segurando uma pilha de porcelanas, vários potes grandes e conservas.
— Quanto custa isso? — Os recipientes usados para guardar bebida eram todos daquele tipo de porcelana, só que em garrafas menores.
— Leve tudo por cento e cinquenta.
— Posso provar?
— Pode.
Lin Hu pegou um pouco com os dedos. Estava muito bom.
— Vou levar tudo. Como não tenho como carregar, você me vende esses jarros grandes também?
— Pode ser, mais dez yuans.
— Sem problemas.
— Venda-me essa bebida também.
— Certo, mas custa duzentos por quilo.
— Fechado.
Lin Hu tirou duzentos yuans e pagou. O homem aceitou o dinheiro, levantou-se e foi embora. Lin Hu colocou todas aquelas coisas em uma carroça de mão e a empurrou para dentro do portão do lado de seu país.
Pagou cinco yuans pela carroça de empréstimo e voltou conduzindo uma carruagem puxada por cavalos. No dia seguinte, Bate devolveria a montaria.
Ao chegar à pousada, Bate levou o cavalo de volta. Lin Hu levou os pertences para dentro do quarto e guardou tudo no espaço dimensional. Despejou todas as conservas em um recipiente maior para liberar os jarros grandes — que eram, na verdade, autênticos jarros da dinastia Yuan com decorações em azul e branco, assim como as garrafinhas menores. Usando o espaço dimensional, ele limpou todas as peças perfeitamente.
No terceiro dia, não puderam sair porque os demais membros da equipe retornaram. Lin Hu passou o dia dormindo na pousada. À tarde, Bate apareceu e eles foram novamente à fronteira antes de voltar. Lin Hu o convidou para comer carne cozida na mão mais uma vez.
— Irmão Bate, acho que vou voltar para casa hoje. Vamos beber até cair.
— Ah, isso não pode. Eu sempre bebo, mas nunca fico bêbado. Ficar bêbado faz mal à saúde.
Isso deixou Lin Hu atônito. Nos últimos dois dias, ele achava que aquele seu amigo era um verdadeiro alcóolatra inveterado, mas acabou descobrindo que ele era apenas alguém que apreciava beber com moderação.
— Irmão, você realmente me surpreendeu. Achei que não parasse de beber enquanto não ficasse embriagado. Quem diria que é um verdadeiro conhecedor? Hahaha!
— Quando voltar, venha me visitar.
— Aparecerei a qualquer momento. Você não vai se mudar, vai?
— Não vou me mudar, moro aqui há quase trinta anos.
— Ainda bem. No próximo verão, virei aqui de novo.
Entre conversas e goles de bebida, a refeição transcorreu. Ao voltar para a pousada, a frota de veículos já havia retornado, e todos pareciam desanimados.
— O que aconteceu?
— Irmão Hu, ainda houve algumas pessoas que não resistiram até chegarmos lá.
Eles não guardavam comida para o inverno, então esse tipo de situação não era totalmente inesperada. Alguns haviam chegado ao ponto de arrancar o pelo das peles de ovelha para comer.
— Não aguentaram até a nossa chegada. Foram várias famílias...
— Entendo. O problema principal é que aqui não há depósitos de grãos do governo. Se as autoridades estatais distribuíssem provisões por aqui, o problema seria resolvido rapidamente.
— Essa é uma boa ideia. Vamos relatar isso quando voltarmos.
— Vamos partir agora ou amanhã?
— Agora mesmo. Ainda temos suprimentos nos veículos para o gado da região. Para ser exato, este lugar já é considerado uma cidade.
— Ninguém está pronto ainda. Partida pontual em uma hora. Vamos comer primeiro.
Lin Hu foi à barraca de carne cozida e perguntou quanto havia disponível:
— Quanto ainda tem de carne por aqui?
— Temos pouco mais de cem quilos já preparados.
— Me dê tudo, junto com os molhos. Estamos prestes a partir, então por favor faça mais para a noite, nos faça esse favor.
— Pode deixar, duzentos yuans.
Lin Hu pagou, e o dono colocou tudo dentro de um jarro grande. Ele pegou o jarro e saiu da tenda mongol. Ao caminhar até um local isolado onde não havia ninguém, guardou o recipiente no espaço dimensional. Com aquilo, teria comida garantida para toda a viagem de volta.
Esperando pelas ordens no caminhão, um companheiro brincou:
— Irmão Hu, foi caçar comida de novo, né? Na volta, não se esqueça de modificar meu veículo.
— Eu sei, não vou esquecer. Quer que eu faça igual ao meu?
— Isso, quero exatamente assim. A pintura também ficou bem estilizada.
— Eu também quero modificar o meu, mas não tenho onde conseguir um carro — juntou-se Mussa à conversa.
— Ah, mas eu tenho, meu amigo. São todos veículos abandonados pelos japoneses, te dou um de presente.
— Ótimo! Só que deve ser caro demais, né?
— O problema é que a gente nem ousa guardar isso em casa. Não tenho patente alta, e como tudo isso foi apreendido dos japoneses — e eu nem sou militar —, não há como entregar ao Estado. O governo também não tem como confiscar meu carro, pois não aceitamos nem uma agulha sequer do povo. Fica uma situação constrangedora: eu tenho o carro, mas quase não ouso dirigir. Acha isso engraçado?
— Hahaha! Muito engraçado. Certo, na volta eu quero um. Eu consigo um certificado de uso para você, assim poderá dirigir com total tranquilidade e segurança. Embora algumas pessoas não tenham patente alta, em casos especiais também ganham o direito de uso.
— Muito obrigado, Shasha! Na volta para casa, já modifico um pronto para você. Vocês dois podem vir buscar juntos.
— Combinado!