Capítulo Quarenta e Nove: A Chegada do Desastre Natural e a Entrega de Moeda Estrangeira por Lin Hu

Renascido nas Tempestades de Pequim As folhas caídas anunciam o outono zmy13 2132 palavras 2026-07-29 07:01:16

Estes últimos dois anos têm sido passados a alternar constantemente entre apenas alguns lugares: a fábrica, a casa, a biblioteca e a casa do velho Guan. As duas filhas já têm dezoito anos, terminaram o ensino secundário e não conseguiram entrar na universidade. Lin Hu pediu ao comitê de bairro para arranjar-lhes um trabalho como vendedoras numa cooperativa de suprimentos e vendas. O miúdo tem treze anos e a mais nova, onze. Desde a primavera deste ano, quase não houve precipitação, tendo caído apenas uma chuva fraca até junho. A colheita deste ano será inevitavelmente reduzida, algo que ninguém consegue resolver.

Já em agosto, percebeu-se que a colheita deste ano dificilmente alcançaria sequer metade dos anos anteriores.

Estas questões a nível nacional, Lin Hu não as compreendia nem conseguia resolver. Primeiro, não tinha poder; segundo, tratava-se de uma calamidade natural. Ele era apenas um trabalhador que cumpria bem a sua jornada diária, fabricando peças requintadas para satisfazer a produção. Ao encontrar o diretor Yang, sugeriu que pudesse relatar a situação às instâncias superiores, pois possuía algumas divisas estrangeiras que gostaria de entregar ao Estado, o suficiente para, pelo menos, superar as dificuldades.

O diretor Yang respondeu que traria tudo o que ele tivesse. "Não tens medo de morrer de exaustão? Três grandes camiões é o que seria preciso para levar tudo." Lin Hu respondeu-lhe: "Se fossem apenas um ou dois milhares, eu procurava-te."

O diretor Yang ficou estupefacto. Quanta fortuna seria aquilo? Telefonou ao ministro e relatou o assunto, pois a escala era colossal. A notícia foi subindo de nível em nível. Era provavelmente verdade: ele outrora pilhara um banco dos invasores japoneses; ouro era demasiado pesado para carregar, mas divisas estrangeiras conseguiam-se transportar. Desde que entrara no local até sair passaram-se várias horas, tempo suficiente para encher e retirar camiões. O ouro era pesado demais e não pôde ser retirado.

No terceiro dia, chegou um regimento de tropas escoltando vários camiões à Siderúrgica. Lin Hu já tinha tudo preparado e dirigiu-se a um pátio alugado onde os veículos podiam entrar. Antigamente fora uma estalagem para carros de bois, mas entretanto deixara de funcionar.

Fizeram sair os três camiões e, ao inspecionarem o interior, viram que estava tudo cheio de dólares americanos, libras esterlinas e francos franceses. Era impossível contabilizar a quantia exata, pelo que contaram apenas os sacos. Lin Hu tinha misturado tudo propositadamente para fazer transparecer a pressa da altura.

A coluna de veículos partiu. Esperava que aquilo pudesse ajudar o povo.

A comitiva chegou ao maior banco do país. Após entrarem, os dirigentes acorreram ao local, especialmente o ministro das Finanças e muitos funcionários do ministério, que começaram a separar o dinheiro ao ar livre. Não era para uso pessoal, mas sim para o classificar. Felizmente, eram apenas três moedas. "Este rapaz sabe mesmo quais as moedas que têm valor: dólares americanos em maior quantidade, seguidos de libras esterlinas e francos franceses. Nem uma única nota da moeda inimiga. É um ladrão de alto nível verdadeiramente patriótico, ha ha ha!"

O rapaz tinha a sua graça: jovem, rico, mas sem ceder a qualquer tentação egoísta. Afinal, o dinheiro era dele, e mesmo assim continuava a estudar todos os dias, a trabalhar na fábrica e, nos tempos livres, ainda conseguia inventar algumas coisas.

Gostava de comer bem e, trabalhando com as próprias mãos, garantia o seu sustento. Enquanto tivesse uma arma nas mãos, nunca passaria fome; aliás, calculava-se que mesmo sem arma não morreria à fome. Parecia-lhe que, se o quisessem promover a um cargo oficial, o rapaz nem aceitaria. O seu temperamento era livre e descontraído, avesso a amarras. Era um cavalo selvagem com princípios e autocontrolo. Em suma, um excelente camarada.

Tudo separado: centenas de milhões de dólares americanos, mais de sessenta milhões de libras esterlinas e mais de quarenta milhões de francos franceses. Isto resolveria imensos problemas. Deveriam comprar máquinas ou alimentos? Com a personalidade daquele rapaz, ele muito provavelmente vira a calamidade e decidirá entregar as divisas. Aquilo era, decerto, dinheiro para o alívio das vítimas. Então, que se cumprisse a sua vontade. Entraram em contacto para comprar graves quantidades de cereais.

Uma vez tudo decidido, as coisas tornaram-se mais fáceis. Lin Hu passava os dias a estudar e, quando lhe apetecia, dava um passeio. Foi sozinho até Hulongyu, tendo levado consigo bastante sal e molho de soja quando lá chegou, regressando à sua casa na aldeia de Hulongyu. Como hoje era domingo, podia deambular o dia todo.

Trocou mil quilos de sal com os aldeões por cereais. Ao chegar ali, viu que as coisas não estavam mal; a água não tinha diminuído. As montanhas de ambos os lados eram imensas, o que indicava a existência de um rio subterrâneo. O sal que Lin Hu lhes trouxera era o que mais precisavam. Cada família tinha cereais em abundância, pelo que lhes pediu que cedessem metade, registando as quantidades exatas, enquanto Lin Hu lhes trocava por sal, molho de soja e óleo de feijão. O óleo de feijão vinha do processamento no seu espaço dimensional, enquanto ali o que se cultivava era trigo. Deixou alguns carneiros e porcos a cada família; mesmo nas casas com menos animais, havia vinte a trinta porcos grandes. Sendo mais de setenta famílias, conduziram todos os porcos e ovelhas até à entrada do vale e regressaram. Ele ficou ali à espera que as pessoas se partissem e, quando já não havia ninguém, recolheu tudo para o seu espaço dimensional, onde os abateu com a ajuda do mesmo. Passada meia hora, regressou a casa, guardou toda a farinha branca no espaço e partiu.

Ao chegar à Siderúrgica, começou por vender uma parte dos porcos: quatrocentos e sessenta porcos, o que equivalia a mais de quarenta e seis mil quilos de carne de porco. Procurou o diretor Yang e perguntou-lhe se queria mais de quarenta e seis mil quilos de carne de porco.
— De onde vem tanta carne de porco?
— Só tens de dizer se a queres ou não.
— Quero, como é que não havia de querer? Oitenta cêntimos o quilo, e é carne pura.
— Pode ser. É porco doméstico?
— Porco doméstico. É daquela aldeia onde vocês moravam antigamente, que não conseguiam escoar, por isso trouxe-a comigo.
Setenta e três mil iuanes, a fábrica tinha como pagar.

Lin Hu recebeu o dinheiro e pediu uma grande quantidade de vales, sobretudo vales para sal, fósforos, molho de soja e tecido. Vales para cereais não quis nenhum, pois cereais era o que não lhe faltava; este ano estavam a consumir as reservas do ano anterior, e desta vez Lin Hu trouxera o equivalente à colheita de um ano inteiro. O diretor Yang entrou em contacto com a fábrica têxtil e com uma fábrica de condimentos, conseguindo destinar um lote de tecidos de vários tingimentos, dez fardos de cada cor, ou seja, dez peças por tipo. O molho de soja chegou num camião em seis grandes potes, cada um com mais de cinquenta quilos, além de dois sacos de cada tipo de condimento.

Colocou tudo no seu próprio camião, os tecidos também foram entregues, e combinou que no dia seguinte viriam buscar a carne.

Lin Hu conduziu e fez duas viagens para transportar tudo, guardando-o no espaço dimensional. No dia seguinte, saiu de camião e regressou à tarde com o veículo repleto de carne, destinada àquelas duas fábricas: vinte mil quilos por viagem, correspondentes a duzentos porcos em cada uma. Eles vieram buscá-la visivelmente contentes.

Lin Hu concluiu as entregas de carne às fábricas nas duas viagens regulamentares, acertou as contas, regressou a casa e jantou. No dia seguinte, nem sequer foi à fábrica; rumou a Hulongyu, levou todo o sal e óleo restantes para lá e, tirando o dinheiro, distribuiu-o por todas as famílias. Embora agora não pudessem sair, no futuro poderiam fazê-lo, e o dinheiro continuaria a ser útil.

Depois de tudo vendido, cada família passou a ter poupanças superiores a mil iuanes, algo raro mesmo na cidade. Cada agregado familiar reservou ainda dois mil e quinhentos quilos de cereais — todos de farinha branca refinada, moída à máquina.

Regressou a casa, avisou a esposa e dirigiu-se aos subúrbios, onde a família Lu residia. Quem abriu a porta foi Lu Chaosheng.
— O tio Lu está de boa saúde?
Lu Chaosheng olhou para Lin Hu e respondeu que, por enquanto, tudo bem; os campos tinham desaparecido e o dinheiro fora distribuído. A terra era a linha da vida do Estado e não podia ficar nas mãos de particulares, pois pertencia legitimamente ao país. Era só aguentar aquele período difícil e tudo ficaria bem. A família devia guardar mais cereais em casa, pois aquela seca podia prolongar-se por muito tempo, e mais vale prevenir do que remediar.
— Eu sei, meu sobrinho. A nossa família antigamente vendia cereais, por isso sabemos perfeitamente que as calamidades duram mais do que um ano. Já tínhamos acumulado reservas para dois ou três anos. Agora vamos consumindo o que a brigada de produção distribui, e quando chegar a altura mais difícil, tiramos as reservas. A família tem de sobreviver.

Lin Hu soube então que já não precisava de se preocupar. Voltou para a cidade, mas não foi diretamente para casa; foi procurar Liu Chongfeng e os outros. Apenas Miao Lei estava em casa, a quem pediu alguns conjuntos de uniformes militares femininos.

De regresso a casa, a esposa vestiu um dos conjuntos. As filhas voltaram a casa e correram logo a procurar os uniformes. A mais nova e Yushui, mesmo não cabendo nelas, insistiram em ficar com eles, dizendo que os vestiriam quando crescessem. Tudo bem.

A irmã mais nova voltou, escolheu um para vestir e logo a seguir saiu outra vez. Levou um conjunto de presente para Qin Huairu, juntamente com sapatos a condizer.