Capítulo 46

A órfã figurante no romance de época [anos 70] A baleia está offline. 5390 palavras 2026-07-29 06:44:37

Qin Shuang conseguiu se afastar dos preparativos para o recrutamento e, junto com a família, foi até o ponto de ônibus. Ao passar pela fábrica de máquinas, Zhu An’an viu o aviso de recrutamento colado do lado de fora. Embora o aviso já estivesse há alguns dias, ainda havia bastante gente curiosa olhando. Naquela hora, algumas pessoas estavam paradas ali; algumas não sabiam ler e só escutavam outras lendo em voz alta.

Ainda era cedo, então Zhu An’an se aproximou para dar uma olhada. Ela não tinha prestado muita atenção ultimamente e não esperava que a fábrica de máquinas tivesse se desenvolvido tanto. Parecia que o diretor Dong realmente tinha habilidades; sem aqueles parasitas que atrapalhavam, em menos de um ano conseguiu garantir vários grandes contratos, a ponto de precisar expandir o quadro.

Quanto aos parasitas que foram afastados, os casos mais graves já haviam sido punidos severamente, e os menos graves permaneciam na fazenda para trabalhos corretivos, sem certeza se poderiam sair.

Qin Shuang também observou com atenção o cargo para o qual pretendia se candidatar, verificando se não havia deixado passar nenhum requisito.

Ao saírem, Qin Shuang segurou o braço de Zhu An’an e comentou emocionado: “Ainda bem que me formei. Se tivessem aberto o recrutamento seis meses antes, eu só poderia assistir de longe.” Zhu An’an sorriu e respondeu: “Se tivesse sido seis meses antes, a fábrica nem teria crescido assim.”

Qin Shuang sorriu radiante: “Isso mostra que nossa geração teve sorte! Nem cedo nem tarde, chegamos na hora certa.”

Zhu An’an concordou plenamente e, quando já estavam longe, olhou para a direção da fábrica com uma sensação de que tudo havia mudado muito. Quando chegou no começo do ano passado, a fábrica ainda era um caos interno, e ela mesma era uma órfã injustiçada, sem nem ter direito a um centavo para remédios.

Agora, em um piscar de olhos, ela estava prestes a deixar aquele lugar.

Chegando ao ponto de ônibus, a família parou de falar sobre o recrutamento, pois a despedida se aproximava.

Ruan Xinyan puxou Zhu An’an e lembrou: “Tenha cuidado no caminho e, quando chegar, escreva uma carta para casa.” Logo corrigiu-se: “Espera, escrever cartas é muito lento, melhor ligar diretamente.”

“Deixa eu ver... dia 18, 19... dia 23 não tem trabalho, às dez da manhã eu ligo para vocês.”

Para quem chamou sua mãe pela primeira vez na vida, Zhu An’an também estava apegada, abraçando Ruan Xinyan e dizendo as mesmas palavras que disse quando Qin Ao partiu: “Mãe, eu sei.”

Ter uma sogra que respeita as crianças, de bom caráter e sincera, era realmente uma bênção.

Depois que Ruan Xinyan terminou as orientações, Qin Shuang veio correndo, abraçou Zhu An’an e choramingou: “Maninha, vou sentir sua falta! Tem que escrever cartas sempre, me conte tudo de divertido e gostoso, porque meu irmão nunca escreve nada interessante.”

Parecia que, apesar dos anos no exército, nada divertido jamais acontecia com ele. Mesmo assim, Qin Shuang não perdeu a chance de dar uma cutucada no irmão.

Zhu An’an bateu nas costas de Qin Shuang e prometeu um monte de coisas.

As crianças se juntaram para se despedir. Os analfabetos não mencionaram cartas, conscientes das dificuldades, pois não sabiam ler nem queriam escrever, mas prometeram trocar brinquedos novos que tivessem.

Quando tudo acabou, o ônibus já estava prestes a partir.

Os três irmãos se espremiam dentro do veículo, acenando pelas janelas. No começo, as crianças estavam um pouco tristes; ao chegar na cidade do condado e depois na capital da província, seus olhos só mostravam surpresa.

Era um lugar onde nunca haviam estado antes; o ponto mais longe que tinham ido era o condado, e isso poucas vezes.

Já era tarde da tarde, haviam passado o dia inteiro no ônibus, e Zhu An’an sentia as pernas molejando de tanto ficar sentada, além de estar com muita fome, pois só tinha comido um pouco dos bolinhos que levara.

Sem tempo para conhecer a capital, ela levou as crianças direto para o alojamento. Apresentou a carta de apresentação para a responsável, que, sem problemas, lhes deu um quarto.

No quarto, Zhu An’an mandou as crianças descansarem um pouco na cama e saiu para perguntar onde poderiam pegar água para lavar o rosto. Naquela época, os alojamentos não eram como os hotéis do futuro, com apenas duas camas, extremamente simples.

Felizmente, havia um lugar para se lavar e descansar por um tempo.

Os três irmãos se arrumaram rapidamente e, ao chegar a hora do jantar, foram direto para o restaurante estatal.

Chegaram cedo e pegaram a primeira rodada para fazer os pedidos. Zhu An’an pediu um prato de carne, um de legumes e ainda uma porção de bolinhos cozidos. Os três comeram até ficarem cheios e só depois deram uma pequena volta na redondeza antes de voltar para o alojamento.

Dormiram bem naquela noite e, em um piscar de olhos, já era o dia seguinte.

O trem só partiria às cinco da tarde, ainda havia bastante tempo. Zhu An’an planejava, após o almoço, visitar a família que estava viajando com eles, para irem juntos até a estação.

Pela manhã, levou Shitou e Xiao Ran para passear pela cidade. A cidade grande, claro, era mais desenvolvida que o condado, havia muito mais bicicletas na rua e o comércio era maior.

Zhu An’an comprou algumas frutas para levar de presente, afinal, era educado levar algo quando visitava alguém.

Por volta da uma hora da tarde, seguindo o endereço anotado, Zhu An’an chegou perto da área residencial da administração pública. O lugar era bem diferente dos antigos prédios coletivos, sendo mais espaçoso e fácil de encontrar.

Ela bateu na porta, e logo ouviu uma voz masculina dizendo: “Já vamos abrir.”

A porta se abriu e um homem de cerca de trinta anos apareceu diante dos três irmãos. Antes que Zhu An’an falasse, ele já adiantou: “É a cunhada, né? Família do velho Qin?”

Zhu An’an sorriu educadamente e respondeu: “Sim, você é... camarada Shen Hua?”

Shen Hua vestia uma camisa branca e usava óculos. Ele abriu espaço na porta e disse: “Sou eu mesmo. Minha esposa e eu estávamos justamente comentando quando vocês chegariam, que sorte, acabamos de ouvir a batida na porta.”

Ele chamou para dentro: “Yingxiu, a cunhada chegou, venha receber.”

Assim que falou, Zhu An’an viu a esposa dele, Lü Yingxiu, uma mulher muito bonita.

A voz de Lü Yingxiu tinha a suavidade típica das mulheres da região sul da China: “Você é a Xiao An, né? Eu sou a Lü Yingxiu. Se não se importar, pode me chamar de irmã Xiu.”

Diante de uma mulher tão gentil, Zhu An’an baixou um pouco a voz e respondeu: “Irmã Xiu.”

Lü Yingxiu segurou o braço de Zhu An’an e afagou as cabeças das duas crianças: “Entrem, fiquem à vontade, como se estivessem em casa.”

Shen Hua entrou por último e disse: “Isso mesmo, cunhada, fique bem à vontade. Eu e o velho Qin somos tão próximos que somos mais que irmãos. Olhando o que você trouxe, você está exagerando, por que trouxe isso? Leve de volta e coma no caminho.”

Zhu An’an pôs as coisas na mesa e disse: “Não vale nada, é só para as crianças brincarem.”

Enquanto conversavam, a mãe de Shen Hua, Qiao Ping, saiu do outro cômodo seguida por uma criança. Ela parecia debilitada, tossia a cada poucos passos. Lü Yingxiu se aproximou: “Mãe, por que saiu?”

Qiao Ping segurou a mão da nora: “Só vim ver como estão.”

Virando-se para Zhu An’an, disse: “Esta é a mulher do pequeno Qin? Muito bonita, a menina é bem formada e as duas crianças estão ótimas.”

Zhu An’an sorriu e a chamou de tia.

Qiao Ping respondeu com um sorriso amável: “E o Xiao Qin, como tem passado? Está bem, né?”

Zhu An’an assentiu: “Qin Ao está ótimo.”

Qiao Ping ficou satisfeita: “Que bom. Finalmente casou e agora pode ter família, casa quente e feliz.”

Depois de conversar um pouco, Qiao Ping, cansada, voltou para o quarto, deixando Shen Hua, sua esposa, Zhu An’an e as três crianças na sala.

Como não eram íntimos, Zhu An’an ouvia mais do que falava; Shen Hua puxava a conversa, sempre sobre Qin Ao, pois não havia muitos outros temas. Qin Ao já tinha contado um pouco por telefone, e Zhu An’an sabia algo a respeito.

Shen Hua trabalhava na agência de notícias; o pai dele era funcionário do governo e a mãe, com saúde frágil, cuidava das crianças em casa. Qin Ao e Shen Hua se conheceram pouco depois que Qin Ao entrou no exército; Shen Hua era repórter de guerra.

Sendo conterrâneos, logo se tornaram próximos e Qin Ao chegou a salvar Shen Hua duas vezes. O dito laço de “amizade para a vida” não era exagero.

Mesmo com Shen Hua trabalhando na agência, o contato entre eles nunca cessou. Agora ele iria com a esposa e o filho visitar o tio em Licheng, e aproveitaria para levá-los no mesmo caminho.

O tempo passou rápido entre conversas descontraídas, mas como precisavam pegar o trem, não se demoraram. Pegaram suas coisas e seguiram para a estação, pois o trem não esperaria.

Já passava das quatro da tarde quando chegaram à estação, que estava lotada, com muitos jovens trabalhadores rurais.

Quando finalmente puderam embarcar, Zhu An’an sentiu na pele o quão lotado era o trem naquela época, semelhante ao metrô no horário de pico das grandes cidades.

A diferença era que o trem era ainda mais caótico; ela chegou a ver pessoas entrando com um galo vivo. Felizmente, os vagões com camas eram um pouco melhores.

As crianças, pela primeira vez viajando de trem, estavam encantadas. O filho de Shen Hua se chamava Shen Yuanbao, tinha pouco mais de três anos. Shen Hua e Lü Yingxiu estavam casados há poucos anos e tinham apenas esse filho.

Shitou era um irmão mais velho responsável, cuidava para que o irmãozinho não se machucasse.

Os três juntavam as cabecinhas para observar a paisagem e as pessoas do lado de fora, cochichando.

Pouco depois de embarcar, chegaram os outros dois passageiros do compartimento, dois homens um pouco mais velhos que Shen Hua.

O vagão permaneceu barulhento por cerca de meia hora até o trem finalmente partir lentamente.

Zhu An’an acompanhava as crianças olhando para fora, mas nada de especial havia para ver, apenas uma paisagem desolada.

Ela sabia que os próximos dias seriam difíceis; além da tarde e noite de hoje, ainda precisariam passar dois dias e duas noites no trem.

No total, seriam três dias e três noites, uma viagem longa e cansativa.

Quando escureceu, com o trem já em movimento, ninguém comprou comida no vagão. Comeram um pouco do que trouxeram e, ao chegar a hora, as crianças ficaram sonolentas.

Zhu Ranran subiu para a cama do meio e logo adormeceu; Shitou também pegou no sono. Zhu An’an colocou-os na cama de baixo e só então deitou ao lado deles. Haviam combinado que Shen Hua cuidaria das crianças naquela noite, e na próxima noite ela assumiria, pois com três crianças não podiam dormir profundamente.

O tempo passou lentamente até a manhã do terceiro dia. As crianças já estavam cansadas, sem mais o entusiasmo do início da viagem. Shen Yuanbao até começou a resmungar, parecendo desconfortável. Lü Yingxiu estava preocupada: “Está doendo? Nas pernas? Ficou muito tempo sentado?”

Yuanbao ainda era pequeno para se expressar claramente e apontou para a barriga, dizendo que estava “inchada”.

Lü Yingxiu imediatamente começou a massagear: “Está com dor na barriga? Mamãe vai ajudar o Yuanbao.” Massageou, mas sem muita técnica, e Yuanbao continuava reclamando.

Zhu An’an ficou em silêncio por dois segundos e então disse: “Irmã Xiu, quer que eu dê uma olhada no Yuanbao?”

Lü Yingxiu hesitou, mas confiou em Zhu An’an, pois a garota cuidava tão bem dos irmãos que devia ter seus truques, e entregou a criança a ela.

Zhu An’an colocou o menino deitado na cama de baixo e sentou-se ao lado, passando as mãos na barriga dele com movimentos suaves, uma técnica que a avó lhe ensinara para aliviar a indigestão ou gases na infância, e que sempre trazia alívio.

Depois de um tempo massageando no trem, Yuanbao parou de reclamar e abriu os olhos grandes e brilhantes, mas logo soltou alguns peidos barulhentos.

Com a inocência típica das crianças de três anos, ele ficou envergonhado e cobriu o rosto com as mãos.

Quando Zhu An’an terminou, Yuanbao se encolheu no colo de Lü Yingxiu, parecendo um ouriço fofo e rosado, escondendo o rosto, sem se importar com mais nada.

A criança ficou tímida, mas os adultos riram alegremente.

Até então, Zhu An’an só observava, até que Lü Yingxiu elogiou suavemente: “Xiao An, essa técnica sua é mesmo profissional.”

Zhu An’an respondeu naturalmente: “Eu só aprendi fuçando nos livros quando não tinha nada para fazer.”

Lü Yingxiu olhou admirada e pediu para aprender também.

Não era nenhum segredo, e Zhu An’an logo demonstrou a técnica mais uma vez, desta vez em Shitou, que também estava com a barriga um pouco desconfortável.

O resultado foi o mesmo: alguns peidos e um menino envergonhado de costas para todos, que não queria sair do colo, enquanto os adultos riam sem parar.

A atmosfera cansada ganhou um pouco de leveza e alegria.

Zhu An’an segurava a criança quando o trem parou novamente, momento em que ela saiu para tomar um pouco de ar e se alongar.

Na mesma hora, no 258º regimento do Distrito Militar de Yihong, Qin Ao, que havia acabado de voltar do treinamento ao meio-dia, recebeu uma mensagem da sala de comunicação informando que havia uma ligação para ele, pedindo que fosse receber alguém.

Qin Ao ficou surpreso e só então percebeu a situação.

Cao Yingyi, que voltava com ele, estava animado: “A cunhada chegou? Que rápido! Vamos, velho Qin, vou com você.”

Ele nem lembrava o dia exato da chegada do trem.

Qin Ao olhou para ele e comentou: “Ainda não chegou.”

Havia um dia de diferença, e quem ele deveria receber naquele momento só podia ser o cachorro e as malas; provavelmente a ligação fora feita por Lao Guan.

Cao Yingyi fez uma cara de “que bobagem você está dizendo” e insistiu: “Velho Qin, não quer mostrar a foto e tudo bem, mas me deixa ajudar a receber a cunhada. Quando ela chegar, dá para esconder ela em casa?”

Qin Ao entrou no banco do passageiro, lançou um olhar torto e disse: “Se quer ir, vai, mas não diga que eu não avisei.” Cao Yingyi não entendeu o recado oculto e se firmou para ir junto.

Quando chegaram ao local, viram três grandes malas, um cachorro e um homem de barba comprida.

As malas e o cachorro conferiam, mas a pessoa não.

Cao Yingyi perguntou: “Por que é um homem? Cadê a cunhada?”

Qin Ao respondeu tranquilamente: “Eu disse que ainda não chegou.”

Cao Yingyi ficou sem palavras.

Ele achava que estava sendo zoado.

A curiosidade de Cao Yingyi não se satisfez; ele ainda ajudou a carregar as malas e no caminho de volta não parava de dizer que Qin Ao era mais “cachorro” que o cachorro da própria casa. Qin Ao fingia não ouvir, afinal, tinha avisado.

Qin Ao olhava para o cachorro e as malas, pensando apenas na esposa, que sentia muita falta. Aqueles dias pareceram mais longos que os meses anteriores.

Enquanto isso, Zhu An’an não estava de bom humor, pois o trem parecia ter tido um problema, embora não soubessem exatamente o que. O atendente disse que já estavam fazendo reparos.

O conserto durou quase o dia todo. No último dia, a família de Shen Hua desceu no começo da manhã, enquanto eles desceriam à tarde. Por causa do reparo, Shen Hua e companhia só desceram ao meio-dia, e o trem ainda não tinha chegado à estação de Yihong quando escureceu.

As crianças, sabendo que desceriam naquela noite, resistiram ao sono.

Finalmente, o trem parou.

Depois de tanta demora, muitos passageiros se apressaram para descer. Zhu An’an não entrou na confusão; com medo de furtos no escuro, ela segurou as crianças e esperou um pouco.

Após dois ou três minutos, quando Zhu An’an tentou espiar pela janela, iluminada apenas por uma luz fraca da estação, avistou uma figura alta e familiar vindo diretamente em sua direção.