Capítulo 156: A ascensão inesperada da tese de magia (Capítulo extra em homenagem à recompensa de dez mil moedas do Cometa Vermelho Mars)

Abrir um hospital em outro mundo não deve ser tão difícil assim. Garan 2020 2374 palavras 2026-01-19 14:12:58

Na verdade, Grete compreendia perfeitamente o estado de espírito do sacerdote Mateus. Se fosse ele o responsável pelo trabalho, também não gostaria de medir a temperatura de tantos animais. Se pudesse deixar um de lado, já seria um a menos.

Afinal, aquilo era um tormento. Vestido com um traje preto de bico de ave, usando um enorme chapéu preto e óculos sem grau, a cada medição ele precisava tirar as luvas, lavar as mãos e desinfetar o termômetro—

Ainda bem que era inverno. Se fosse verão, bastaria imaginar-se trabalhando com aquele traje para Grete sentir que poderia sofrer uma insolação ali mesmo.

Grete também queria ajudar, mas, primeiro, não tinha força suficiente para isso; segundo, havia apenas um termômetro. Só lhe restava observar de lado, com o coração na boca, repetindo a cada instante:

— Cuidado! Não vá quebrá-lo!

— Cuidado! Não deixe o mercúrio vazar! Os animais podem morrer envenenados!

— Eu sei! Ainda nem terminei de desinfetá-lo... Isso precisa ser feito devagar. Se você simplesmente aquecer o tubo de vidro no fogo, ele pode explodir. Vá lavar as mãos primeiro...

— Não dá para não lavar?

Depois de lhe exigirem que lavasse as mãos pela trigésima quinta vez, o sacerdote Mateus finalmente perdeu a paciência:

— Medir uma vez, lavar as mãos uma vez; medir outra vez, lavar as mãos outra vez! Olhe para as minhas mãos: a pele já está toda enrugada! Se eu lavar de novo, vai rachar!

Grete lançou-lhe um olhar pesaroso e apontou para a caixa de papelão ao lado. A irritação do sacerdote Mateus diminuiu imediatamente.

Dentro da caixa estavam as luvas de tripa que Grete havia preparado com antecedência. Uma, duas, três, quatro, cinco... Ao todo, havia quarenta ou cinquenta pares, jogados ali de qualquer jeito.

Eram todas para ele usar: media a temperatura de um animal, jogava um par fora; media a de outro, jogava mais um fora. Grete havia se preparado de modo impecável. Pela quantidade, parecia ter recolhido toda a tripa que conseguira encontrar...

— Não dá para não trocar?

— Não. A menos que queira provocar uma infecção cruzada entre os animais e obter resultados imprecisos.

Grete recusou-se impiedosamente a ceder. Trocar as luvas e lavar as mãos não eram nada demais. Na cirurgia de emergência, sempre que atendiam um paciente, precisavam lavar as mãos; depois, ao atender outro, lavavam-nas novamente...

Quem não quisesse lavar as mãos podia esfregá-las com álcool em gel sem enxágue — mas aquilo também estava longe de ser agradável. Quando havia muitos pacientes, era possível fazer isso mais de cem vezes num único dia. As mãos delicadas das enfermeiras ficavam ressecadas no primeiro dia, descascavam no segundo e rachavam no terceiro...

Eles tinham dito alguma coisa? T_T

— Irmão Mateus, aguente só mais um pouco. Assim que terminarmos, vou comprar uma pomada para as mãos.

Grete empregou todo o seu poder de persuasão e tentou convencê-lo:

— O nosso trabalho é uma pesquisa médica, cujo objetivo final é salvar vidas. Quanto mais rigorosamente seguirmos as regras experimentais, mais precisos serão os resultados e maior será a possibilidade de ajudarmos mais pessoas. Portanto, irmão Mateus, por favor, aguente só mais um pouco. Depois, colocarei seu nome como primeiro autor...

O sacerdote Mateus soltou uma gargalhada.

— Eu sou um sacerdote! De que me serve aparecer como primeiro autor num artigo do Conselho de Magia?!

Independentemente da ordem em que os nomes dos autores fossem listados, o artigo ainda precisava ser escrito. Por sorte, Grete não teve de esperar muito: o período de incubação daquela nova doença não era longo, e, cinco ou seis dias depois, os animais começaram a adoecer um após o outro.

Grete media a temperatura e fazia anotações ao mesmo tempo. Depois de mais de meio mês, também chegaram notícias do ancião Wood.

Assim, justamente quando terminaram as provas mensais e era chegado o momento de avaliar os resultados das pesquisas dos alunos, o artigo de Grete foi entregue, junto com os trabalhos dos colegas do curso, à mesa do grande mago que lhes havia passado a tarefa — o discípulo do professor.

O mago Harvey olhou para aquela pilha enorme de trabalhos dos alunos e seu rosto ficou esverdeado. Pelo amor dos deuses, o que um mago de primeiro nível poderia escrever? Até o formato dos artigos estava apenas meio correto; os resumos eram frequentemente um completo disparate e, quanto às palavras-chave, já seria muito se metade tivesse alguma relação com o conteúdo...

O professor era preguiçoso demais para corrigir os trabalhos, e Harvey também não queria desperdiçar tempo com aquela porcaria!

Além disso, havia artigos demais naquela turma... Dos setenta ou oitenta alunos, mais de vinte haviam entregado trabalhos. Como o curso permitia a escrita conjunta, pelo menos metade dos estudantes devia ter se jogado naquela tarefa, não?

Por causa disso, Harvey já nem conseguia comprar morcegos... Sua pesquisa anterior ainda estava pela metade!

O mago Harvey abriu o primeiro artigo com o desânimo estampado no rosto.

“Melhoria do feitiço de queda por meio da imitação da postura de voo dos morcegos.”

Muito bem. Logo de início, alguém já queria aprimorar um feitiço.

Ele pegou casualmente uma asa de morcego e tentou executar o feitiço conforme a descrição do artigo...

“Com a adição de um novo material de conjuração, o consumo de mana não diminuiu, tampouco aumentou ou reduziu a velocidade da queda.”

No final do artigo, rabiscou sua avaliação:

“Recomenda-se que o aluno fortaleça seus fundamentos de pesquisa mágica ou escolha outra área de estudo.”

Jogou o trabalho de lado e abriu o segundo.

“Estudo comparativo de três espécies diferentes de morcegos como materiais para magia de eco.”

Este não era tão pretensioso, mas a conclusão...

O mago Harvey foi até a penúltima página e a percorreu de relance:

“Em suma, as diferenças entre as espécies de morcegos não afetam sua eficácia como materiais para magia de eco...”

Então você se esforçou tanto para pesquisar algo que não servia para nada?

O mago Harvey espirrou. Pegou a caneta vermelha e marcou aquela frase, sem sequer se dar ao trabalho de escrever um comentário.

Terceiro artigo, quarto artigo...

Depois de examinar treze ou catorze artigos de uma vez, os olhos do mago Harvey estavam embaçados. Tinha a sensação de já não reconhecer mais a palavra “morcego”. Jogou outro trabalho de lado e puxou o seguinte:

“Estudo de uma doença causada pelo contato próximo com morcegos.”

O quê... o quê?

Uma pesquisa sobre doenças?

Pesquisar doenças era tarefa dos curandeiros. O que aquilo estava fazendo no curso do Conselho de Magia? Ou será que havia um necromante entre os alunos daquela turma? Ele não se lembrava de haver nenhum...

Por instinto, o mago Harvey quis jogar o artigo fora. No entanto, ao passar os olhos pela página, acabou vendo o resumo:

“Recentemente, alguns aventureiros que capturavam morcegos apresentaram sintomas semelhantes. Realizamos uma ampla investigação entre as pessoas que haviam tido contato com morcegos e, ao mesmo tempo, conduzimos experimentos com animais. Confirmamos que os morcegos podem carregar alguma toxina desconhecida, capaz de provocar doenças em animais e seres humanos. As características da doença são: febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta; posteriormente, podem surgir tontura, sonolência e confusão mental...”

O mago Harvey ficou tenso. De repente, lembrou-se de que também tivera uma febre baixa alguns dias antes e sentira a garganta um pouco dolorida. Na ocasião, pensara que havia pegado um resfriado...

Se aquilo fosse consequência de suas pesquisas com morcegos, quantos magos teriam sido infectados? E quantos sofreriam consequências graves?

Ele continuou lendo com toda a atenção. Muitos dos métodos de pesquisa apresentados no artigo eram desconhecidos para ele, incluindo todo aquele conjunto de normas referentes aos experimentos com animais. Ainda assim, o mago Harvey conseguia perceber pelo menos uma coisa:

A pessoa que escrevera aquele artigo havia dedicado enorme esforço ao planejamento do experimento, fazendo o possível para ser detalhista e precisa e eliminar todas as interferências.

“Em suma, podemos chegar a uma conclusão preliminar: o contato próximo com a saliva e as excreções dos morcegos, bem como sua inalação pelas narinas ou ingestão acidental durante a alimentação, pode causar doenças.

Por isso, recomenda-se o uso de máscaras ao pesquisar morcegos. Após o término do experimento, é indispensável lavar ambas as mãos e o rosto... Não se deve permitir que produtos derivados de morcegos entrem em contato com alimentos...”

Quanto mais lia, mais sério ficava o mago Harvey. Por fim, segurando o artigo de Grete, dirigiu-se à porta do professor e bateu.