Capítulo 146: Notas de Prata
— “Se não estavas a fugir, por que razão caíste em tal desgraça?” — perguntou Bai Man.
Gu Xi desmaiara devido à exaustão e à fome, mas só este motivo já era por si só alarmante. Uma rapariga com certas poupanças e de grande beleza, ao decidir viajar para a capital, deveria ser cautelosa e preparar-se minuciosamente.
Percebendo a dúvida no olhar de Bai Man, Gu Xi explicou:
— A culpa é toda minha. Vivendo no Pavilhão Caifeng como quem olha para o poço sem ver o mundo, eu nada entendia destes assuntos mundanos e acabei por contratar um cocheiro sem escrúpulos. Vendo-me sozinha, ele teve intenções torpes, roubou-me o dinheiro da viagem e partiu com a carruagem.
Ouvindo isto, Bai Man avaliou Gu Xi com um relance que logo recolheu, não podendo deixar de perguntar:
— Ele limitou-se a roubar-te o dinheiro?
Apesar de ser uma pergunta inconveniente, se ela própria estivesse no lugar do cocheiro e já tivesse más intenções, deixaria Gu Xi escapar assim tão facilmente? Não seria isso um desperdício imperdoável, ou será que o homem tinha a vista fraca e não conseguia distinguir uma verdadeira beleza bem diante de si?
Talvez a expressão de Bai Man fosse demasiado evidente, pois Gu Xi estendeu a mão e deu-lhe um leve toque no ombro, sorrindo:
— Minha cara, o que vai nessa cabecinha? O cocheiro já passava dos setenta anos; mesmo que quisesse fazer-me alguma coisa, decerto lhe faltariam as forças para acompanhar a vontade.
— Ah, compreendo. — Gu Xi falava sem rodeios, o que fez Bai Man corar ligeiramente. — Mas contratando um cocheiro com essa idade, não receavas que ele exaurisse as forças antes mesmo de chegarem à capital?
Gu Xi suspirou, resignada:
— Esse cocheiro foi-me apresentado por uma irmã de consideração no Pavilhão Caifeng, que me garantiu que, apesar da idade avançada, ele conhecia como ninguém os caminhos para a capital. Além disso, estando sozinha, achei que um senhor idoso seria sempre mais seguro do que um homem robusto.
Bai Man assentiu. Fazia sentido, embora parecesse claro que a tal «irmã» não a considerara realmente como tal, ao recomendar-lhe alguém tão facilmente corrompido pela ganância.
Ali perto, um cavalo relinchou. Gu Xi ergueu os olhos e perguntam:
— Para onde pretendem ir?
Bai Man pensou um pouco antes de responder:
— Para a capital.
Ao ouvir isto, Gu Xi iluminou-se de alegria:
— Ainda bem! Também vão para a capital? Podem levar-me convosco?
— Isto… — Bai Man hesitou.
Um lampejo de melancolia cruzou o olhar de Gu Xi, que murmurou:
— Será inconveniente? Ou é porque sou apenas uma cortesã?
— Não interpretes mal.
Bai Man olhou de soslayo para a carruagem e disse:
— Não viajo sozinha, preciso de consultar a opinião dele.
— O jovem cavalheiro de há pouco?
Bai Man assentiu. Já que viajavam juntos, era preciso respeitar a opinião de Cheng Moyun.
Gu Xi, curiosa, inquiriu:
— É o teu marido?
*噗…… (Pfft…)*
Bai Man apressou-se a abanar a cabeça:
— Não.
— O teu amante?
— Um admirador?
— Ou talvez um amor de infância… — continuou Gu Xi.
Bai Man levantou a mão para a interromper, receosa de que ela dissesse mais algum disparate:
— É… meu primo.
Gu Xi anuiu, meio convencida, meio incrédula.
Bai Man levantou-se e caminhou em direção à carruagem, ouvindo logo atrás a voz abafada de Gu Xi a sussurrar a Luo Shi:
— Estão a fugir juntos, primos e tudo?
As pernas de Bai Man quase falharam. Entrou apressadamente na carruagem e encontrou Cheng Moyun deitado, com uma perna encolhida, de olhos fechados a descansar.
— Ouviste alguma coisa? — perguntou Bai Man, sentando-se num canto.
Cheng Moyun abriu os olhos e sorriu com diversão:
— Ouvir o quê, minha amada cousa?
Bai Man deu-lhe um murro de leve:
— Não tires partido de mim. Foi apenas um expediente.
— Para quê recorrer a subterfúgios? Marido, amante, admirador ou amor de infância… Seja qual for a alcunha, este príncipe herdeiro não se importa minimamente — gracejou ele com um sorriso provocador.
Ignorando a provocação, Bai Man perguntou:
— Já que ouviste o que se passou, que achas?
Cheng Moyun cruzou as mãos atrás da cabeça e replicou:
— Queres levá-la contigo?
— Abandoná-la sozinha neste ermo decerto não é correto. Mas levá-la até à capital poderá trazer-nos muitos incómodos. Porque não a levamos apenas até à próxima povoação? — explicou Bai Man.
Cheng Moyun soltou um riso súbito, fitando Bai Man com um olhar complexo e indecifrável.
O olhar fixo e persistente fez Bai Man arrepiar-se:
— Porque me olhas assim? Se não concordas, desço e digo-lhe isso mesmo. Afinal, tu é que és o cocheiro.
— Não te incomoda a origem dela? — inquiriu Cheng Moyun.
Bai Man retorquiu:
— E a ti, incomoda?
Olhando-o de cima a baixo, acrescentou:
— Esquecia-me de que és um príncipe. Andar na companhia de uma… digamos, mulher daquela condição, pode manchar a tua reputação.
Cheng Moyun sorriu serenamente:
— Se o mundo soubesse que viajo na companhia de uma bela mulher, teriam inveja, e não motivos de censura; bem capaz de se tornar numa história admirável. Onde estaria a desonra?
— Pois claro, os homens nunca perdem a fama por vaguearem entre flores — resmungou Bai Man, e sem esperar resposta, saltou da carruagem.
Sob o olhar expectante de Luo Shi, Bai Man disse:
— Gu Xi, já descansaste? Vamos, o dia vai adiantado.
Gu Xi levantou-se prontamente:
— Então aceitam levar-me convosco?
Bai Man assentiu:
— Levamos-te até à próxima povoação e depois logo se vê.
Compreendendo o que ficara por dizer, Gu Xi anuiu com gratidão:
— Muito obrigada.
A carruagem voltou a pôr-se em marcha. Felizmente, Cheng Moyun conduzia do lado de fora, permitindo que o interior, embora exíguo, acomodasse confortavelmente as três mulheres sem aperto excessivo.
Gu Xi remexeu na manga do vestido durante breves instantes, retirou um maço de notas de banco e estendeu-lo a Bai Man:
— Agradeço imenso que me deem boleia. Esta é a minha contribuição para as despesas da viagem.
Ao ver aquele bolo de notas, que valeria pelo menos mil *liang*, Bai Man espantou-se:
— Não tinhas dito que o teu dinheiro fora todo roubado?
Gu Xi cobriu a boca com a mão, rindo divertida:
— Por mais distraída que seja, nunca colocaria todas as minhas posses num único embrulho. Naquele pacote levava apenas algumas joias de que gostava particularmente. O cocheiro, ao vê-las, perdeu os sentidos de alegria e fugiu imediatamente. Com a insignificante mundividência dele, decerto nunca tinha visto ornamentos tão belos, o que o cegou por completo.
Bai Man assentiu, comentando:
— O cocheiro bem que julgava ter achado sésamos e perdido melões. — E empurrou as notas para longe. — Dispensa o dinheiro.
Gu Xi hesitou por um momento:
— Acha pouco? Tenho mais, se for preciso.
— Não vos damos boleia em troca de dinheiro. Se aceitasse esta quantia, pareceria que pretendias comprar a minha carruagem — respondeu Bai Man.
Ajudar alguém era um gesto simples, e os homens honrados ganham dinheiro de forma reta.
As belas pálpebras de Gu Xi franziram-se num gesto de pedido de desculpas:
— Compreendeste mal, Xiao Man. Só quis demonstrar o meu agradecimento.
— Já o fizeste.
Gu Xi pensou melhor, recolheu as notas e murmurou com tom abatido:
— Desculpa, Xiao Man. Vivi muito tempo num bordel, onde os sentimentos humanos são frios e tudo se mede em moedas. Não foi minha intenção ofender-te com dinheiro, sou sinceramente grata. Apenas não fui prudente; como poderiam raparigas como vós importar-se com uma mera quantia de mil *liang*?
Ouvindo isto, Bai Man sentiu o coração a sangrar. Como assim, não se importar com mil *liang*? Ela daria um valor imenso até mesmo a uma única moeda de prata.
— Compreendo — disse Bai Man.
Gu Xi balançou a cabeça:
— Não, não compreendes. As intrigas nos bordéis são infindáveis; embora pareçamos amigas à superfície, lá no fundo todas desejam a queda alheia para que nunca mais nos possamos reerguer.