Capítulo 130: Graça

Houkum O Oeste de Xixi 2237 palavras 2026-03-31 10:40:45

Tong Liu-er, ao terminar seu turno, caminhou atordoado em direção ao seu alojamento. Seu espírito estava inquieto e, temendo que o Imperador percebesse, ele reuniu todas as suas forças para manter uma postura serena, exaurindo-se completamente naquele momento.

O Imperador notou, mas não disse muito; pelo contrário, presenteou-o com uma tigela de sopa de ginseng, reconhecendo que, naqueles dias, ele realmente se esforçara ao máximo, esgotando quase todo o seu juízo.

Não querendo ser manipulado, ele jurou que aquela seria a última vez, apenas para quitar antigas dívidas. Se voltasse a ser encurralado daquela maneira, não hesitaria nem por um segundo. Foi justamente por hesitar que acabara caindo naquele turbilhão. Ele não imaginava que as intenções daquela pessoa fossem tão perversas, com um plano encadeado em outro; mal sabia ele se ainda haveria mais armadilhas à sua frente.

Ele, contudo, não era alguém fácil de ser descartado. No instante em que avistou o lenço, uma intenção assassina brotou em seu peito.

Sentado em sua poltrona circular, fechou os olhos para recuperar o fôlego. Era um hábito cultivado ao longo dos anos: antes de tomar grandes decisões, ele sempre ponderava repetidamente. Somente quando tudo estava meticulosamente planejado e seguro, ele decidia agir.

A primeira coisa que Su Ge fez ao retornar ao seu quarto foi revirar tudo. O canto do *kang* estava, de fato, vazio. Ela verificou todos os baús e pertences e, para seu alívio, nada faltava; suas pequenas joias e moedas de prata estavam intactas. Ainda assim, encontrou um novo esconderijo para o instrumento de osso de cervo. Após terminar, sentou-se num canto, absorta em pensamentos. Ela sentia como se tivesse sobrevivido a uma segunda vida.

Aquela experiência no Departamento de Punições despertou nela um certo temor por aquele grandioso palácio.

No harém, as únicas pessoas que a tratavam bem e em quem ela podia confiar eram Yu Rong e Song Ling. Contudo, os assuntos que carregava consigo não podiam ser discutidos com elas. E a Imperatriz? Ao pensar nela, sentia-se confusa, incapaz de enxergar com clareza. Ela não sabia dizer se a Imperatriz a tratava bem por genuíno afeto ou por pura conveniência.

Ela acariciava o rosário de contas de Buda em seu pulso, que a acompanhara por aquela jornada às portas da morte, tornando-se lustroso de tanto ser manuseado.

No entanto, ela não era dada a cálculos. A Imperatriz, pelo menos, nunca tentara prejudicá-la. Tomando este último episódio como exemplo, a chegada rápida de Guang Lu fora resultado da mediação e da mensagem enviada pela própria Imperatriz. Havia um zelo protetor ali, e ela se contentaria em retribuir esse gesto; o futuro, deixaria para depois.

Alguém bateu à porta, avisando que a Imperatriz Viúva a chamava.

Ela respirou fundo, lembrando-se de que a Imperatriz Viúva era, na verdade, uma pessoa desprovida de sentimentos; ela vira isso com clareza desta vez. Mas lidar com pessoas frias também tinha suas vantagens: não era necessário levar nada ao coração. Assim, quando a Imperatriz Viúva lhe dirigiu uma enxurrada de palavras reconfortantes e a presenteou com muitos itens, Su Ge respondeu com inúmeros agradecimentos superficiais, embora, no fundo, já não se dedicasse com o mesmo fervor de antes, aprendendo também a ser cautelosa e a evitar problemas.

A pequena serva que a chamou comentou que a Imperatriz Viúva tivera outra crise. Su Ge estranhou, pois a mestra Ming Xin não havia realizado os rituais de purificação? A Imperatriz Viúva parecia dormir bem melhor naqueles dias. A serva, compadecida, explicou que, nas noites recentes, a soberana voltara a ter pesadelos frequentes e a inquietar-se, dizendo que, se Su Ge não estivesse por perto, o sono não viria.

Quando ela entrou no Palácio Cixi, as luzes já estavam acesas. Uma fileira de eunucos erguia varas para pendurar lanternas nos ganchos sob os beirais. O brilho amarelado das luzes conectava-se pelas paredes, envolvendo o palácio em um manto de calor.

Vários oficiais estavam à porta, e ela soube imediatamente que o Imperador também estava lá dentro. Aparecer a uma hora tão tardia significava que a Imperatriz Viúva estava realmente doente.

O Grande Eunuco Huang estava parado sob o beiral, com as mãos recolhidas. Ao vê-la, forçou um sorriso que se dissipou num instante: "A senhorita Su chegou. O Imperador está conversando com a Imperatriz Viúva, por favor, aguarde um pouco." Su Ge assentiu, virou-se e encontrou um pilar no corredor para se apoiar. Olhou para o céu; a luz do dia esvaía-se, mas a escuridão total ainda não chegara, deixando o ambiente envolto em um brilho prateado.

Ela sentiu que o Grande Eunuco Huang estava muito mais cortês com ela. O motivo, ela não compreendia bem, e nem se dava ao trabalho de pensar nisso.

Seu coração ansiava cada vez mais pelo seu pai.

Ya Bu, como pai, era impecável. Ao lado dele, ela sempre se sentiu protegida. Ela não sabia se em todas as famílias era assim, mas, desde pequena, nunca fora intimidada. Embora fosse travessa e gostasse de causar confusão — brigando com os garotos da vizinhança ou fazendo birra em disputas de grilos —, nunca sentira medo, justamente por ter um pai que a defendia com unhas e dentes.

Mas agora, aprisionada naquela Cidade Proibida e tendo passado por tudo aquilo, seu pai estava longe, sem saber de nada. "Oh, Ya Bu", pensou ela, "sua segunda filha está quase sendo esmagada pelas injustiças e você nem sabe onde está."

Uma lágrima rolou pelo canto do olho e, por fim, não resistiu e caiu por entre seus cílios.

Ela rapidamente usou o lenço que a Imperatriz lhe dera para enxugar o rosto. Antes, achava que era capaz de suportar qualquer coisa e nunca derramava lágrimas, mas agora via que não passava de uma ilusão. Na verdade, ela se esqueceu do pranto desesperado que soltara diante de Guang Lu naquele dia sombrio.

No Palácio Cixi, não era de bom tom chorar; servir à soberana exigia alegria. Após enxugar as lágrimas, ela esfregou o rosto vigorosamente, tentando forçar um sorriso para que ficasse mais natural.

Uma sombra pesada aproximou-se lentamente. Ao virar-se, ela se apressou em ajoelhar-se para prestar reverência.

"No Departamento de Punições, eles te maltrataram?" O Imperador saiu do quarto e avistou imediatamente a figura sob a lanterna. Vê-la enxugar as lágrimas e tentar sorrir despertou nele um sentimento de culpa.

Su Ge, tendo aprendido a lição, respondeu prontamente: "Respondendo ao Soberano, não houve maus-tratos."

O Imperador quis dizer mais, mas hesitou. Ela dizia aquilo, mas entrar no Departamento de Punições significava, no mínimo, perder uma camada de pele; o fato de seu rosto estar visivelmente mais fino já dizia tudo.

"Eu não pretendia te enviar para lá..." ele disse, subitamente.

Su Ge ficou estupefata. Naquele dia, parecia que a ordem não viera dele, mas da Imperatriz Viúva. Contudo, ele também não a impedira. O que significava aquilo agora? Arrependimento?

Su Ge sentiu que era desnecessário. O Imperador, percebendo que falara demais, contornou: "Eu sei da injustiça que você sofreu. Você... sirva bem a Imperatriz Viúva, e eu lhe concederei uma graça mais tarde." Dito isto, ele sentiu o rosto esquentar e, deixando-a para trás, afastou-se a passos largos.

Su Ge sentiu que tudo aquilo era muito estranho. Após reverenciar a partida do Imperador, entrou na sala principal.

Ao vê-la, a Imperatriz Viúva pareceu relaxar instantaneamente e acenou para que ela se aproximasse: "Minhas pernas não estão bem. As outras não conseguem encontrar os pontos de dor; venha massagear para mim." Su Ge concordou, pegou o martelo de massagem, esticou as pernas da soberana e começou a massagear suavemente.

A Imperatriz Viúva desenvolvera um novo mal: o sono ruim à noite causava inchaço nas pernas durante o dia, e a dor tornava o repouso noturno quase impossível. A raiz do problema, contudo, estava nas noites mal dormidas. Quem conseguiria manter o ânimo sob o peso de pesadelos constantes?

Su Ge pressionava os meridianos, e logo a dor começou a aliviar. Sentindo-se melhor, a Imperatriz Viúva puxou conversa: "Você encontrou o Imperador ao entrar?" Su Ge assentiu.

"O que o Imperador lhe disse?" a Imperatriz Viúva perguntou com um sorriso.

Su Ge respondeu: "O Soberano ordenou que eu servisse bem a Vossa Majestade e disse que, sabendo da minha angústia anterior, ele me concederia uma graça quando eu cumprisse bem o meu dever."

Ela não deu muita importância, embora o Imperador raramente falasse em conceder graças. E, de fato, as graças imperiais não eram muitas: a promoção dos homens da família, a elevação de estandarte para os *booi*, ou, para uma serva do palácio, apenas uma coisa: um título oficial.