Capítulo Cento e Trinta e Um: Gelo Gélido
A Imperatriz Viúva assentiu ao ouvir, pensativa. Su-ge não estava no palácio há muito tempo e não compreendia as sutilezas ocultas naquelas pequenas cortesias. Ao vê-la tão impassível, não conseguia decifrar suas reais intenções. O Imperador havia se interessado por ela, e ela mantinha aquele mesmo semblante; na última vez, quando a Concubina Ning ascendeu rapidamente ao poder, Su-ge também agia assim ao servir no Palácio Cining, deixando a todos perplexos.
Tendo vivido a maior parte de sua vida no harém, a Imperatriz Viúva jamais encontrara alguém como ela. Não sabia dizer se a garota era verdadeiramente ingênua ou se apenas fingia.
O que mais a preocupava, contudo, era o Imperador.
Quando ele mencionou o assunto há pouco, seu rosto parecia sereno, mas o tom de voz era inflexível. O fato de ele guardar aquelas trocas de olhares dos últimos dias em seu coração era um mau sinal; parecia que as coisas sairiam do controle.
A desculpa oficial do Imperador era Yabu.
Já que pretendia utilizar Yabu, promover sua filha era uma consequência natural. O harém e a corte exterior estavam intrinsecamente ligados; o status e o prestígio das concubinas refletiam os méritos e a linhagem de suas famílias. Não se podia exigir que Yabu lutasse na linha de frente enquanto sua filha era tratada como uma simples serva. O harém imperial servia para equilibrar tais forças. E o inverso também era verdadeiro: ao elevar uma filha, esperava-se lealdade absoluta no serviço.
Contudo, a Imperatriz Viúva percebera o brilho de expectativa nos olhos do Imperador. Desde Yu-qi, era a primeira vez que o via se esforçar tanto para conquistar alguém.
Ela não se opunha a introduzir pessoas ao lado do Imperador; emitir um decreto imperial não lhe custava esforço algum. Mas se o Imperador se apaixonasse novamente, e outra Wei Jia-shi Yu-qi surgisse no harém, ela seria a primeira a se opor.
Yu-qi era adequada para ser uma nora em uma família comum, mas não para ser Imperatriz.
Para preservar a face do Imperador, ela concordou superficialmente, embora, em seu íntimo, estivesse contrariada. Por causa de Yu-qi, que já morrera há anos, o Imperador já a enfrentara uma vez; se viesse outra, quantos esforços ela teria de despender?
— A piedade filial de seu mestre é tamanha que, ao notar meu sono inquieto, pediu até que Ming-xin rezasse por mim. Refleti e concluí que, talvez, o tempo da última vez não tenha sido suficiente, e a falecida Imperatriz ainda não esteja satisfeita. Deixaremos que os rituais continuem nos Três Pavimentos do Norte; não é preciso arrumar nada, tudo já está preparado. Desta vez, faremos por quarenta e nove dias completos.
A Imperatriz Viúva falava casualmente. Ela não julgava pelas palavras, mas pelas ações. Decidiu observar com paciência. O Imperador certamente não tomaria uma nova concubina enquanto ainda estivesse oferecendo preces por Yu-qi. Aqueles quarenta e nove dias seriam o tempo necessário.
Su-ge pensou que, se recebia favores, era porque deveria recitar escrituras durante o dia e vigiar o sono da Imperatriz durante a noite para afastar maus espíritos; de qualquer forma, aquele esforço era inevitável, então um favor era mais do que merecido.
Sua natureza parecia simplória, mas sua astúcia estava profundamente oculta. Quando subitamente compreendia algo, conseguia enxergar através das intenções alheias. Como agora: ela não entendia o "favor", mas lembrou-se do veredito da Imperatriz sobre a gravidez da Concubina Nobre e, de repente, o sentido lhe pareceu claro.
Ela sabia que a Imperatriz Viúva era uma mestra em cálculos ocultos. Naquele dia, a primeira pessoa a se preocupar não foi a Imperatriz, mas sim com o bebê da Concubina Nobre; a partir disso, percebeu que a Imperatriz não se importava com a gestação da Imperatriz. A razão de seu descontentamento tornava-se clara ao observar a corte exterior.
Seu pai poderia ser rebaixado, mas Doni, não. O poder do avô era tal que o Imperador já se sentia ameaçado; se aquele neto legítimo nascesse, seria incerto a quem ele serviria.
— A preocupação da senhora pelo Imperador é algo raro. Meu pai perdeu sua mãe biológica ainda criança; depois, teve a atual avó. Embora ele a tratasse com toda a reverência filial, não sendo ela sua mãe de sangue, sempre houve uma distância. Ela sempre nos tratou com polidez, mas apenas nos permitia visitá-la nas festividades. No Ano Novo, bastavam poucas palavras para nos dispensar, enquanto ela ria e conversava com seus filhos biológicos. Meu pai, apesar de seu desejo de proximidade, nada podia fazer. Vi meu pai se prostrar no dia trinta do ano e, ao retornar, seus olhos estavam marejados. No fim, nada substitui o afeto de uma mãe biológica.
Su-ge falava sem parar. Pessoas de idade adoram esses relatos domésticos, e a Imperatriz ouvia com deleite.
A Imperatriz sabia que ela estava sendo lisonjeira, mas não a desmentiu; aquelas palavras soavam agradáveis. Ela deu tapinhas carinhosos em Su-ge e disse:
— Já que não tens o carinho de uma avó biológica, considera-me como tal. Eu também te vejo como uma neta. Agora, parece que não consigo mais ficar sem ti. Nos dias em que estiveste no Departamento de Justiça, não consegui dormir, sempre preocupada com minha pequena Su. Sei que foste injustiçada, mas só investigando poderias retornar limpa, não é? Guardas algum ressentimento contra mim?
Su-ge pensou que, se ela não dormia, não era por sua causa, mas por causa da nora. Apesar disso, respondeu com sinceridade fingida:
— Vossa Majestade, essas palavras me assustam. Como eu poderia ter tal ousadia? O Imperador limpou meu nome, e poder servir à senhora agora é minha maior fortuna. Jamais ousaria nutrir qualquer ressentimento.
A Imperatriz Viúva assentiu:
— Assim está bem. De hoje em diante, eu te protegerei; não permitirei que nada semelhante aconteça.
Sentindo-se confortável, a Imperatriz começou a cochilar e murmurou:
— Jovens garotas são maravilhosas, carregam um perfume suave que acalma o coração.
Su-ge agradeceu e silenciou, continuando a massagear. No ritmo dos toques, a Imperatriz logo adormeceu.
Após o turno, Su-ge, exausta, enrolou-se em um cobertor no canto do salão até o amanhecer. Quando Yu-rong chegou para assumir o serviço, ela caminhou com dificuldade até seus aposentos. Olhou o sol; ainda teria algumas horas de sono antes do turno da tarde. Embora jovem, o período na prisão e as noites mal dormidas a deixavam com calafrios e pernas trêmulas.
Em seu estado de torpor, uma montanha surgiu diante de seus olhos.
Na crista da montanha, um dragão dourado de quatro garras a encarava ferozmente. Ela sentiu que aquela imagem lhe era familiar, e ao olhar novamente, viu duas sobrancelhas franzidas e um par de olhos profundos e misteriosos fixos nela.
— Segundo... Vossa Alteza, mestre, é o senhor — Su-ge não era baixa, mas diante de Guang-lu e Qiong-yu, teve que olhar para cima. — Que Vossa Alteza tenha paz.
Ela fez uma reverência, sentindo-se irritada por encontrar aquele senhor novamente.
Guang-lu passara a noite ansioso e saíra cedo para caminhar pelo Portão Longzong. Ao vê-la arrastando os pés à distância, sentiu um turbilhão de palavras, mas não sabia por onde começar.
— Seus olhos não veem seu mestre? É a quantas vezes isso acontece? — reclamou Guang-lu, insatisfeito.
— Meus olhos são ruins, mas meu coração só guarda um mestre — ela, que falava qualquer coisa para a Imperatriz Viúva, respondeu prontamente a Guang-lu. Afinal, os mestres gostavam disso, e não custava nada.
Ao ver o canto da boca de Guang-lu se curvar levemente, ela se sentiu aliviada.
Então, os mestres realmente amavam a bajulação. Comparada a uma concubina malévola, ela percebeu que era mais adequada para ser uma cortesã astuta. Ao compreender isso, sentiu que sua mente se abrira. Não passava de mel nas palavras, algo em que ela era especialista; todos os mestres poderiam ser facilmente agradados.