Capítulo 144: Chupar Gelo

Houkum O Oeste de Xixi 2259 palavras 2026-03-31 10:42:35

Suge só então compreendeu o motivo. Não era à toa que agora, quando ela dava uma ordem, todo mundo corria para obedecer, e até inventavam pretexto para se aproximar e lhe fazer trabalhos de bordado — era por causa disso!

— Você acha que até o Grande Eunuco Dahuang acreditou nisso? Agora ele me trata com uma cortesia imensa, parecendo até que sou eu a verdadeira superintendente.

Yurong respondeu:

— Só agora você percebeu?

Suge apressou-se em unir as palmas das mãos em prece, repetindo em tom de reprovação:

— Que não venham espalhar amanhã que tenho o destino de imperatriz! Como você ousa acreditar em boatos assim? Isso é o mesmo que tirar a minha vida!

Yurong, pouco convencida, pensou: "Para cuidar dos outros você não serve, mas para usar o prestígio alheio e posar de autoridade como soberana, qualquer um sabe fazer".

A hora de entrar em serviço havia chegado. Suge dirigiu-se ao Palácio da Tranquilidade Benevolente. No topo dos muros do palácio, já era possível ver a transição das nuvens com o aproximar do crepúsculo. O sol mergulhava por trás das montanhas, deixando apenas uma vasta e resplandecente extensão de resplendor dourado na cruma das nuvens. A essa hora do dia, os corredores entre os palácios ganhavam uma claridade ímpar, sendo esta a sua feição mais bela. Contudo, a noite acabava por descer; a cor das nuvens foi escurecendo de dentro para fora, até se entrelaçarem com a imensidão azulada da penumbra, tornando-se num azul-escuro indecifrável.

As luzes no interior do palácio acenderam-se primeiro; logo em seguida, as lanternas sob os beirais foram se acendendo uma a uma. Era assim todos os dias, sem a menor divergência sequer na ordem.

A Imperatriz Viúva apoiava-se desanimada no travesseiro cilíndrico. Quando não dormia bem, seu ânimo e seu gênio azedavam. Ao vê-la, nem sequer esboçou um sorriso; estendeu a mão para pegar o gelo que estava sobre a mesinha da *kang*, mastigando-o com um estalido estrondoso.

Songling ainda permanecia de pé num canto, sem tocar no fuzil e na pederneira — era evidente que o cachimbo daquela noite ainda não fora oferecido. Antigamente havia horário fixo, mas agora, sem hora certa, o dever de Songling não terminava, obrigando-a a aguardar indefinidamente.

— Minha senhora, consuma menos gelo. Embora a primavera pareça amena, o frio do inverno ainda não se dissipou ao cair da noite.

Suge aproximou-se, tomou o cachimbo das mãos de Songling e fez-lhe um gesto para que se retirasse primeiro. Fora com Songling que aprendera a arte de acender o cachimbo; estando ela ali presente, Songling já não precisava de sofrer a espera.

Songling assentiu com gratidão e retirou-se em silêncio.

Atualmente, servir no Palácio da Tranquilidade Benevolente não era tarefa fácil. O gênio da Imperatriz Viúva tornava-se cada vez mais irascível e imprevisível. Dias antes, ao regressar do Palácio da Pureza Celestial, irou-se terrivelmente; ao ouvir o leve ruído de uma pequena criada que manuseava uma tigela de gelo, ordenou de imediato que lheAplicassem vinte chibatadas e a deserdassen para o Salão da Paz e Alegria, onde o seu destino atual era incerto entre a vida e a morte.

Até a própria Songling já levara repreensões algumas vezes.

Agora, apenas Suge conseguia apaziguá-la com algumas palavras. Mal ela chegava, e a Imperatriz Viúva cessava os gritos, tornando-se muito mais dócil. Era como uma criança que, ao avistar a ama de leite e sentir-lhe o cheiro, logo adormecia.

Suge desconhecia a razão de tal ventura. No entanto, já que podia servir de escudo para proteger a todos, estava disposta a desdobrar-se nos serviços.

Como esperado, a Imperatriz Viúva acatou-lhe as palavras e fez um gesto para que retirassem o gelo, dizendo com ar vago:

— Não sei o que se passa comigo ultimamente, só me apetece mastigar um pouco de gelo. Fora isso, nada mais me sabe bem.

Suge ponderou e aconselhou:

— Se a senhora deseja comer, coma, mas sem exageros. Noto que tem pedido gelo cada vez mais frequentemente, e essa substância acaba por fazer mal ao organismo. Nem mesmo no auge do Verão ousamos entregar-nos a tais caprichos. A senhora não está a agir como uma criança? Ouvi dizer que mal provou a ceia; se quiser, direi para prepararem um caldo de inhame. Assim, caso sinta fome, poderá comer um pouco, aquecer o estômago e desfrutar de um sono reparador.

A Imperatriz Viúva deixou a decisão ao encargo dela, sem vontade de proferir muitas palavras, pedindo apenas que regressasse logo após dar as ordens.

Uma pequena criada espreitou pela porta e Suge retirou-se com passos leves e cautelosos. Tratava-se da chegada da Imperatriz.

Suge apressou-se a entrar para anunciar:

— A Imperatriz veio visitá-la, senhora.

Apoiou a Imperatriz Viúva para que se sentasse.

Deste lado, a cortina foi erguida e a Imperatriz entrou. Suge não a via desde o período em que fora confinada, e o semblante da soberana parecia favorável.

— Meus respeitos à Imperatriz Mãe. Sabendo que Vossa Majestidade não se sentia bem e tendo o Imperador levantado o meu confinamento hoje mesmo, quis vir visitá-la. Felizmente ainda não se deitou.

A Imperatriz Viúva assentiu com um ar langoroso:

— É amável da tua parte lembrar-te de mim.

A Imperatriz, que também não via a Imperatriz Viúva havia vários dias, achou-a visivelmente envelhecida. Tirou do bolso uma testeira de cor outonal e disse:

— Sabendo que não estava bem, estive impedida de vir vê-la. Imaginando que pudesse ter apanhado friagem, decidi bordar esta peça com as próprias mãos. Vossa Majestidade acha que o tamanho está adequado?

Suge apressou-se a aceitar a peça e ajudou a colocá-la na cabeça da Imperatriz Viúva. A medida ajustou-se com perfeição.

Após colocá-la, a Imperatriz Viúva cobriu-a de elogios:

— Em todo este harém, és tu a única verdadeiramente filial. Eu bem pensava nisso, mas faltava-me a paciência para mandar procurá-la.

A Imperatriz esboçou um sorriso contido e ponderou, com um tom de melancolia:

— As nobres consortes também guardam Vossa Majestidade no coração, mas desta vez aconteceu algo tão grave, e até eu fui confinada pela primeira vez. É uma pena aquelas duas crianças que nem chegaram a nascer.

A Imperatriz Viúva franziu o cenho; só de ouvir falar no assunto sentia dores de cabeça:

— O que passou, passou, não vale a pena evocar. Julgo que foi falta de sorte da parte dela.

Erguendo o olhar, examinou atentamente a Imperatriz e inquiriu:

— Tu também estás de esperanças, deves cuidar de ti mesma. Há vento à noite, não deverias ter saído. Já vais a caminho dos dois meses, não é? Tens chamado o médico imperial regularmente para te tomar o pulso?

A Imperatriz exibiu um sorriso sereno e límpido:

— Eles são ainda mais zelosos do que eu, vêm tomar-me o pulso dia sim, dia não. Dizem que nos primeiros três meses todo o cuidado é POUCO para evitar um desprendimento, mas eu tenho comido e dormido bem, tendo até engordado um bocado. Só depois de passar estes dias confinada é que percebi o quão bom é poder caminhar à vontade.

A Imperatriz Viúva baixou o olhar em silêncio e, passado um momento, murmurou:

— O Imperador contrariou-te apenas porque estava sob o impulso da ira. Ele sofreu uma perda demasiado grande e também não tem passado bem estes últimos dias. Vós, marido e mulher, sois um só coração, não leveis estas coisas a mal.

A Imperatriz respondeu com um sorriso radiante:

— Eu compreendo, minha senhora. O filho da Consorte Imperial perdeu-se, mas este meu filho terá de nascer obrigatoriamente. Caso contrário, seria indigna perante os nossos antepassados.

A Imperatriz Viúva soltou um breve "hum" e acrescentou:

— O teu semblante está deveras auspicioso, ainda melhor do que antes. Vós, que sois jovens, não sabeis; na primeira gravidez todo o cuidado é essencial. Se não vingar, será difícil garantir futuras gestações.

Desta vez, Suge começou a captar as entrelinhas. Embora a troca de cortesias entre a sogra e a nora parecesse animada, não se vislumbrava sinceridade alguma. Isso fortaleceu ainda mais o seu propósito de sair do palácio. No futuro, casar-se-ia; pouco importava que a família fosse ou não de alta estirpe, desde que vivesse uma vida humana, autêntica e simples. Queria ter filhos, e não apenas para cumprir obrigações perante os antepassados.

De repente, ouviu a Imperatriz mencionar o seu próprio nome:

— Ouvi dizer que agora é a pequena Suge quem melhor serve a Imperatriz Mãe; sempre soube que ela era uma rapariga de valor.

Voltou o olhar para Suge e, ao ver que esta trazia as contas de Buda que lhe ofrecia, anuiu satisfeita:

— Dedica-te de corpo e alma ao que a Imperatriz Mãe precisar, para que ela não se apoquente. Se precisares de alguma coisa, recorre a mim.

Suge apressou-se a responder afirmativamente. Perguntou então de que iguarias a soberana gostava, e Suge respondeu após refletir:

— A Imperatriz Viúva não deseja outra coisa senão mastigar gelo. Apenas sucede que o fornecido pelo Departamento de Assuntos Internos não se conserva, transformando-se em água num instante.

Como a Imperatriz Viúva vinha consumindo gelo com frequência crescente, o Departamento de Assuntos Internos enviava-o a qualquer hora do dia; embora nada disseram em voz alta, resmungavam por dentro. Se enviassem pouco, não saciava o apetite da Imperatriz Viúva; se mandassem muito, derretia-se rapidamente com aquele clima.

A Imperatriz Viúva ignorava tais contrariedades; ao pretender usá-lo, se o gelo não estivesse suficientemente firme, irritava-se e resmungava repetidas vezes. Ambas as partes reclamavam, causando-lhe fortes dores de cabeça.

A Imperatriz compreendeu de imediato a situação e ponderou em voz alta:

— Nestes últimos anos, como Sua Majestade tem aversão ao frio, o consumo dessa utilidade diminuiu, razão pela qual não se ordenou à Oficina de Trabalhos Imperiais que fabricasse mais. Além disso, por serem aparelhos pesados e exigirem quatro homens para serem deslocados, tudo o que podia ser oferecido já foi distribuído. De momento, restam apenas duas unidades no palácio, ambas remanescentes de anos anteriores. É impossível arranjar mais de um dia para o outro.