Capítulo 147: Loucura

Houkum O Oeste de Xixi 2283 palavras 2026-03-31 10:43:06

Com esta queda, ele machucou-se gravemente. Todas as feridas em seu corpo reabriram, e logo o sangue começou a escorrer lentamente por entre as vestes.

Encarando as três manchas de sangue em seu corpo, Tong Liuer sentiu a cabeça zumbir.

Ao ouvir o barulho, Na Jiu aproximou-se com a lamparina e viu-o de olhos arregalados e aterrorizados, com uma infinidade de expressões sucedendo-se em seu rosto como numa mercearia.

— Papai adotivo? — chamou ele com a voz esganiçada, em tom de teste.

Tong Liuer sobressaltou-se, mas logo reassumiu o olhar vazio e estúpido de antes, fitando-o sem comprender: — O que foi, Jiu'er, o que aconteceu comigo?

Na Jiu pacientemente, com o semblante habitual, respondeu: — Papai adotivo, o senhor foi ferido a punhaladas.

Tong Liuer exibiu um ar de espanto: — Quem, Jiu'er, quem ousa matar o papai adotivo?

Na Jiu permaneceu em silêncio, com os cantos dos lábios levemente curvados para baixo, fitando Tong Liuer sem pestanejar. Tong Liuer também o encarou, mas seu olhar era vazio, atravessando-o e perdendo-se na imensidão, sem rumo certo.

Na Jiu esboçou um sorriso irônico e apontou para o aquário: — Foram os peixes que o senhor cria! Dizem que o senhor matou os filhotinhos deles e vieram cobrar-lhe a vida.

Imediatamente, o corpo de Tong Liuer começou a tremer; trêmulo e de olhos fixos no aquário, seus dentes chacoalhavam barulhentos. — Jiu'er, com razão o papai adotivo tem estado tonto nestes dias e sempre ouve alguém chorando neste quarto de serviço... Mas eles são peixes, como poderiam chorar? — Dizendo isso, seu corpo amoleceu por completo, e ele agarrou com força o braço de Na Jiu, escondendo-se atrás dele. — Ouça, ouça, eles estão chorando de novo...

De repente, Tong Liuer soltou um grito agudo e apontou para as profundezas da luz da lamparina: — Lá estão eles, eles vieram... São dois filhotinhos de peixe, branquinhos e gordinhos, com cabeças grandes de peixe, por que não abrem os olhos... Ah, Jiu'er, você está vendo...

A notícia de que o Grande Eunuco Tong enlouquecera espalhou-se rapidamente por todos os seis palácios. De boca em boca, surgiu outra versão: dizia-se que aquilo não eram peixes, mas sim os dois príncipes da Imperial Consorte que nunca haviam aberto os olhos e tinham ido buscá-lo. O jovem eunuco que jogara os peixinhos também adoeceu de pavor, delirando em febre e implorando perdão a gritos.

O Imperador, enquanto tomava seu remédio, ouviu a notícia e atirou a tigela no chão. — Tragam-no à minha presença; quero ver com meus próprios olhos se ele realmente enlouqueceu.

Quando Tong Liuer chegou diante do trono, já estava tão louco que não reconhecia mais ninguém. Nos raros momentos de lucidez, só obedecia a Na Jiu. Desde a noite do surto, comia, bebia, dormia e fazia suas necessidades ali mesmo no quarto de serviço, e em poucos dias exalava um fedor insuportável de perto.

Sem alternativa, Na Jiu mandou um jovem eunuco buscar água de poço num balde e despejá-la sobre ele, enquanto observava tudo em silêncio. Tong Liuer simplesmente deitava-se no chão, ora cantarolando, ora sentando-se para negociar misteriosamente com os filhotes de peixe, agitando as mãos sem parar: — Quem quer a vida de vocês não sou eu, não sou eu, vocês devem ir ao Rio Jinshui procurar seus corpos verdadeiros... — Depois, exibia uma expressão feroz, assustando quem estivesse à sua frente: — Já disse para não me procurarem, se voltarem, eu como o pai de vocês!

O eunuco ao lado, sem coragem de ouvir aquilo, despejou o balde de água de uma vez com um forte estrondo. Tong Liuer cambaleou de um lado para o outro sob o jato, soltando risadas abafadas e sinistras.

Na Jiu, é claro, não acreditava que Tong Liuer tivesse perdido a memória. Ele apenas fingia demência para escapar da situação. Como ele conhecia bem o temperamento do Imperador — que detestava quem o traía, ainda mais estando envolvidas as vidas de dois príncipes —, não se sabe de onde tirou tanta perspicácia: aproveitou-se da brincadeira macabra de Na Jiu para fingir loucura, na esperança de salvar a própria vida.

Era preciso admitir que aquele seu pai adotivo era extremamente inteligente.

Com as mãos cruzadas nas costas para assistir ao espetáculo, Na Jiu finalmente mandou lavar Tong Liuer, enxugou-lhe o corpo atabalhoadamente, trocou-o por roupas limpas e levou-o à presença do Imperador.

No palácio, havia métodos específicos para lidar com quem fingia loucura. O médico imperial pegou agulhas e começou a espetá-lo nos meridianos, desde o ponto Baihui no alto da cabeça, descendo por todo o corpo. Um verdadeiro louco jamais demonstrava dor ou reclamava, mas o fingidor, incapaz de suportar o sofrimento, acabava gritando.

O Imperador observava friamente enquanto as agulhas eram cravadas uma a uma; Tong Liuer mantinha o olhar disperso, proclamando ser um imortal dos céus e prostrando-se para beijar o chão diante do médico.

O médico imperial, banhado em suor frio, balançou a cabeça negativamente para Na Jiu. Este ponderou em silêncio, pensando que seu pai adotivo realmente possuía uma capacidade de tolerância impressionante.

Diante da impotência dos médicos, incapazes de garantir com certeza se Tong Liuer havia ou não enlouquecido, o eunuco tirou subitamente um peixe de dentro da calça. Na Jiu, de vista aguda, reconheceu imediatamente que se tratava do grande peixe preto que Tong Liuer criava.

Acariciando o peixe preto, Tong Liuer disse com tom sinistro para o espaço vazio à sua frente: — Vocês dois, não se aproximem, ou agora mesmo comerei o pai de vocês. — Dito isto, enfiou o peixe na boca.

Como o peixe ainda não estava totalmente morto, começou a contorcer-se violentamente assim que entrou em sua boca. Tong Liuer falava sozinho, mastigando até ficar com a boca ensanguentada; em pouco tempo, aquela longa criatura desceu por sua garganta e ele puxou para fora de sua boca apenas uma espinha limpa e seca.

O Imperador cerrou o rosto, tomado pela repulsa, mas ainda relutava em crer. Mandou que trouxessem o urinol.

Tong Liuer abraçou o vaso sanitário, gritando que era uma excelente refeição, enfiou a mão dentro dele e levou a sujeira diretamente à boca. O Imperador tapou a boca sentindo ânsia de vômito, e o assunto acabou ficando sem conclusão.

Na Jiu inclinou-se, ordenando que removessem o urinol, e, puxando Tong Liuer levemente pela orelha, sussurrou: — Papai adotivo, já chega, o espetáculo acabou. — Tong Liuer soltou um hálito fétido, desabou no chão e permaneceu imóvel.

Avaliando que o estado lastimável de Tong Liuer talvez despertasse um pingo de compaixão no Imperador, Na Jiu pediu instruções, ao que este limitou-se a balançar a mão com desdém, dizendo para deixá-lo entregue à própria sorte.

Com Tong Liuer louco e Wulinzhu secretamente exilada, o caso da Consorte Imperial encerrava-se ali, sem possibilidades de prosseguir com as investigações.

No entanto, Na Jiu estava decidido a continuar investigando a morte da antiga Imperatriz. O único ponto suspeito até então era a suposta queda acidental do eunuco Fei no poço. Contudo, como muito tempo havia se passado e, na época, ninguém suspeitara de assassinato, restavam pouquíssidmas pistas.

Foi então que um grave incidente ocorreu no Palácio Cining.

A Imperatriz Viúva estava cada vez mais senil: passava os dias em letargia e, à noite, incapaz de dormir, percorreria os corredores do palácio inteiros com os olhos injetados de sangue, procurando por Yuqi. Isso exauria as forças de Suge, transformando o Palácio Cining num pandemônio dia e noite. O Imperador, arrastando seu próprio corpo adoentado, foi visitá-la e presenciou a cena da mãe a correr pelos aposentos na escuridão da noite, gritando que alguém a perseguia para devorá-la. Ela empunhava uma vassoura pequena, escondendo-se nos cantos escuros e batendo em quem ousasse tentar acalmá-la.

Por mais que examinassem, os médicos imperiais não conseguiam determinar a causa da moléstia. Como a saúde física da Imperatriz Viúva parecia perfeitamente normal, acabaram por diagnosticar vagamente que ela sofrera um choque profundo que lhe custara a sanidade mental.

A Imperatriz Viúva da Grande Xia também enlouquecera.

Com a devida autorização imperial, administraram-lhe remédios calmantes e sedativos. Com isso, a Imperatriz Viúva aquietou-se, mas passou a viver num estado de sono constante, com raros momentos de lucidez ao longo do dia. Após tanta agitação, o Palácio Cining perdeu para sempre a sua antiga paz e serenidade.

Contudo, mantê-la sedada daquela maneira o dia todo não era solução, e o Imperador acabou se lembrando da Mestre Mianxin.

Convidada para uma consulta, Mianxin escolheu uma data propícia para subir à noite à torre mais alta da Cidade Proibida, onde erigiu um altar para consultar os búzios. O resultado divinatório foi deveras peculiar: a obsessão espiritual da Imperatriz Viúva devia-se a uma forte incompatibilidade energética com o harém imperial. Para que ela pudesse atravessar tal tribulação em paz, o Imperador estaria proibido, pelo período de um ano, de acolher novas concubinas ou de aproximar-se das consortes atuais.

Olhando para a venerável mãe que jazia adormecida e inconsciente na cama, o Imperador sentiu que as palavras de Mianxin faziam todo o sentido.

Parecia que a Imperatriz Viúva nutria algum tipo de inimizade incurável com as concubinas de seu palácio.

Antes perdera-se Yuqi, e agora a própria semente do dragão no ventre de Shulan estava ameaçada. Seria mesmo verdade que sua mãe trazia um carma de inimizade com sua descendência?