Capítulo 146: O Despertar do Sonho

Houkum O Oeste de Xixi 2254 palavras 2026-03-31 10:42:55

— Ouvi dizer que aquela mulher agora está completamente esgotada e de espírito abatido. Dizem que foi ao Palácio da Pureza Celestial várias vezes, mas Sua Majestade nem sequer quis recebê-la.

A Imperatriz contemplou a densa escuridão que se acumulava diante de seus olhos e falou lentamente:
— Pense bem, naqueles tempos, a falhada Imperatriz nem sequer se opunha aos caminhos dela; por que cargas d’água ela insistiu tanto em eliminá-la a todo custo?

Hairuo também não encontrava uma explicação lógica.
— Esta escrava sabe que há um tipo de pessoa neste mundo que simplesmente gosta de fazer os outros se sentirem desconfortáveis. Quando os outros são felizes, ela se corrói por dentro, mas ainda faz questão de ostentar uma fachada de bondade celestial. Comparando, até admiro aquela outra soberana: vivia de forma clara e aberta, sem esconder nem disfarçar quando cometia maldades; é só que o destino dela acabou sendo trágico demais.

A Imperatriz sabia que ela se referia a Wulinzhu. O bom ou mau destino de uma mulher dependia, na maior parte das vezes, do homem com quem se casava. Aquelas que amavam a pessoa errada e se recusavam a voltar atrás no final perdiam tudo, passando o resto da vida a lamber as próprias feridas. Simplesmente não valia a pena.

Com a mão esquerda, a Imperatriz acariciou suavemente a unha postiça da mão direita, incrustada de pequenas pérolas e pedras preciosas.

Ela própria também já tivera o coração repleto de uma branda ternura, mas isso fora desgastado e destruído havia muito tempo nas profundezas daquele palácio.

Quando se casara com Yunning naqueles anos, ela também o colocara em seu coração logo ao primeiro olhar. Ele era o homem mais nobre sob os céus, e sua aparência era tão serena, com sobrancelhas e olhos que guardavam a imensidão de um lago longínquo. Ela, tal como Wulinzhu, apaixonara-se de maneira louca e obsessiva pelo próprio esposo.

No entanto, o Imperador sempre a tratara com frieza e distanciamento, olhando para ela com um vazio longínquo. Ela gastara todas as suas forças, mas jamais conseguira aproximar-se dele. Naquela época, ela também sofrera muito.

A família Doni dera ao império uma Imperatriz, o que tornara sua fortuna e prestígio tão intensos quanto óleo fervente em fogo alto, despertando a inveja de todos do lado de fora. Mas, certo dia, seu pai suspirara de repente para ela, dizendo que já não havia caminho de volta. Com trezentas ou quatrocentas vidas em toda a família, caso algo desse errado, nenhuma delas conseguiria sobreviver.

Ela crescera vivendo naquela mansão; cada pedaço de grama, cada árvore, cada aposento e cada telhado eram as suas raízes. Se à noite sonhasse que tudo aquilo havia desaparecido, que as pessoas eram expulsas para o mercado de execuções, deixando a mansão vazia, tomada por ervas daninhas e ruínas...

Foi isso que a despertou bruscamente.

Gostar de alguém, afinal de contas, tinha um preço. Ela não podia arriscar o pai, a mãe e toda a sua grande família apenas por causa de um capricho amoroso. Eles eram o seu amparo e também o sentido da sua existência. Só de imaginar seu pai decapitado e toda a família exilada em Ninguta, faltava-lhe o ar.

Já que não podia pagar o preço, era melhor desistir. Depois da tragédia de Wulinzhu, ela teve ainda mais certeza de que agira corretamente. Wulinzhu arriscara a vida inteira por aquele amor; se ela mesma tivesse persistido naqueles tempos, não passaria de mais uma Wulinzhu.

E o Imperador? Agora, pensando bem, ele parecia ter sido sempre apenas uma sombra.

Sendo uma sombra, ele deixava de ser importante. Ela podia simplesmente guardar a sombra num cofre e, com o tempo, esquecer-se de que ela existia.

Não valia a pena.

Mas, valendo a pena ou não, a verdade é que o caminho da maioria das pessoas já está traçado desde o nascimento, sem dar margem para escolhas próprias. Quando todos no mundo inteiro prezam e protegem a própria pele, aquela ave que se lança através do fogo acaba por fazer com que cada um a reverencie no mais íntimo do coração.

Ela fora de longe dar uma olhada em Wulinzhu uma única vez. Uma pessoa que vivia de forma tão etérea, quase como uma imortal, mas que simplesmente não conseguia se livrar daquela obsessão. Ela própria tinha uma grande família para cuidar e ainda precisava garantir um futuro longo e próspero; quanto ao Imperador, bem, ele era como aquela sombra, deixado para trás, junto aos calcanhares.

As palavras de Hairuo arrancaram uma risada súbita da Imperatriz:
— Ora vejam, exatamente como você disse, ela viveu até hoje vestindo uma carcaça de Bodisatva. Nós precisamos ajudá-la a arrancar essa casca.

Hairuo imitou de forma sonora e bajuladora o tom matreiro dos eunucos, respondendo prontamente:
— Deixe comigo, alteza. Está tudo devidamente arranjado, pode aguardar sossegada.

Tong Liuer acordou num estado de torpor e confusão. Ao mover-se minimamente, sentiu o corpo inteiro doer terrivelmente. Estava com a garganta seca e chamou por alguém repetidas vezes. Ao redor, tudo estava vazio e sem eco.

Abriu os olhos e viu que se encontrava em seu próprio escritório de serviço, deitado numa longa cadeira de vime, com um edredom leve cobrindo o corpo.

Aquele bando de escravos preguiçosos da Repórter dos Assuntos Internos, aproveitando-se de sua ausência, certamente devia ter se reunido em algum lugar para jogar conversa fora.

Lá fora, o sol acabava de se pôr, deixando no mundo apenas um último vestimento de luz no horizonte. O interior do aposento já estava escuro. Ele praguejou mais uma vez: a esta altura da noite e ainda ninguém acendera as lamparinas.

Tong Liuer chamou de novo, mas ninguém respondeu.

A Repórter de Assuntos Internos sempre fora um lugar movimentado, com tarefas intermináveis do amanhecer ao anoitecer. Aquela quietude não era normal, e Tong Liuer de repente sentiu um sopro de medo. Após aguardar um instante em silêncio e acostumar-se gradualmente à escuridão, ele jogou fora a manta de fios dourados que o cobria e levantou-se tateando, decidido a procurar água para beber.

Num relance, um vulto negro passou velozmente diante de seus olhos, cobrindo-o de suor frio. Concentrando o olhar, percebeu que o vulto na verdade não se movera; estava de pé junto ao seu aquário de pedra azul, contemplando os peixes sob a tênue luz crepuscular.

— Quem está aí? — rugiu Tong Liuer com violência. Contudo, o que ele julgava ser um tom furioso saiu, na realidade, extremamente fraco.

A figura moveu-se ligeiramente, fazendo um som de silêncio com os lábios. Em seguida, deu mais uma olhada nos peixes e caminhou em direção a ele com relutância.

— Sou eu, meu estimado pai adotivo.

Ao ouvir essa voz, Tong Liuer soltou um suspiro de alívio. Antes que pudesse falar, Na Jiu aproximou-se com presteza e o empurrou de volta para a cadeira de vime, cobrindo-o com o edredom de brocado com gestos leves e cuidadosos.
— Basta o senhor dar uma palavrinha sobre o que deseja, que este seu filho providencia imediatamente.

Familiarizado com o ambiente, Na Jiu caminhou até a mesa, bateu a pederneira para acender a lamparina, despejou chá de um bule de porcelana branca e trouxe a xícara, servindo-a diretamente nas mãos de Tong Liuer.

Com a luz acesa no aposento, as pessoas ganharam sombras que se projetavam na parede de forma gigantesca e disforme.

Tong Liuer estivera em sono profundo por três dias e três noites, e só conseguira se recuperar graças à dedicação extrema dos médicos imperiais, que cumpriram rigorosamente a ordem imperial. Na verdade, os ferimentos em seu corpo não eram tão graves, tratava-se apenas de perda excessiva de sangue; se Na Jiu e os outros tivessem demorado um pouco mais para agir naquela noite, Tong Liuer não teria sobrevivido para retornar.

Ao notar a veste de eunucho-chefe perfeitamente nova que vestia, Tong Liuer sentiu que havia algo estranho, mas não conseguia se lembrar do quê.

Nos últimos dois dias, os remédios que tomara serviam para restaurar suas energias, e ele dormira de forma tão pesada que, ao acordar, ainda se encontrava atordoado, incapaz de recordar de qualquer coisa.

Na Jiu recebera a notícia de que ele estava prestes a acordar ainda à tarde e correra para lá imediatamente, aguardando pacientemente até o anoitecer para que seu pai adotivo despertasse. E, ao acordar, ele parecia perfeitamente normal, como se nada tivesse acontecido.

— Será que o estimado pai adotivo teve um pesadelo? — Na Jiu perguntou com um sorriso nos cantos dos lábios, fitando diretamente Tong Liuer.

Tong Liuer piscou rapidamente, com o rosto rígido como o de um fantoche.

Naquele momento, ele apenas sentia que algo grave havia acontecido, mas sua cabeça rodava e o corpo recusava-se a obedecer. Queria perguntar a Na Jiu o que estava acontecendo, mas recebia isso como uma ameaça à sua dignidade; diante de Na Jiu, ele sempre fizera o papel do eunucho-chefe astuto e calculista.

A menção de Na Jiu a um pesadelo fez com que ele parecesse lembrar vagamente de algo, mas, ao tentar aprofundar o pensamento, a lembrança desvanecia-se. Por isso, mudou de assunto de forma vaga:
— Sim, tive um sonho. Onde está Sua Majestade Imperial neste momento? Quem o está servindo de perto? A propósito, por que você não está a serviço na presença do Imperador e veio parar aqui?

Na Jiu agachou-se parcialmente para ajudá-lo a terminar o chá, recolheu a xícara e a devolveu à mesa. Sem se virar, respondeu:
— O Soberano adoeceu. Veja que coincidência, aconteceu quase ao mesmo tempo que o senhor.

Tong Liuer perguntou com urgência:
— Continua sendo aquele problema de saúde? Já chamaram os médicos imperiais? Ora bolas, a saúde de Sua Majestade é o que mais importa; você não deveria ter deixado aquele posto para vir aqui comigo.

Dominado pela ansiedade, ele tentou virar-se para descer da cama. Mas, ao levantar-se com muita pressa, uma forte tontura o atingiu e, soltando um gemido de dor, desabou pesadamente de volta à cadeira.