Capítulo 169: O Sul é como o fogo, o Norte é como o gelo
Na verdade, entre os mais de duzentos formandos desta turma, a esmagadora maioria tinha como maior orgulho integrar o Exército da Virgínia do Norte, liderado pelo general Lee.
Quando o mestre de cerimônias anunciou a subida de Robert E. Lee ao palco, aplausos estrondosos ecoaram pela plateia. Jovens aspirantes a oficiais esticavam o pescoço, ansiosos para ver seu próprio ídolo.
Muitos já vestiam coletes vermelhos e erguiam bandeiras caseiras com a estampa de Peppa Pig, dando ao evento o ar exato de um encontro de fãs.
Nesse momento, viu-se um velho de vigor inabalável caminhar resolutamente em direção ao pódium: vestia uma jaqueta rosa-choque, um chapéu de marinheiro verde e, amarrada ao pescoço, uma gravata borboleta com o rosto da pequena porquinha.
Se Zhu Fuqi estivesse ali, com certeza sentiria uma admiração sincera. Realmente, tratava-se de um general digno dos livros de história; nem mesmo o infame "Rei Engordador de Suínos" fora capaz de fazê-lo ganhar peso, tendo ele apenas adquirido uma compleição um pouco mais robusta.
Após cumprimentar brevemente os graduandos, Robert E. Lee iniciou o discurso que preparara com tanto esmero:
— Alunos, vocês sabem por que eu, um homem prestes a completar sessenta anos, mantenho uma saúde tão robusta e uma energia tão contagiante?
É porque a nossa justa causa em defesa da liberdade tem recebido o apoio inestimável de um determinado cavalheiro.
Embora não seja sulista, ele generosamente nos tem fornecido suprimentos a preços irrisórios, ajudando-nos a resistir à tirania do Norte.
Isso ecoa perfeitamente um editorial publicado na imprensa britânica, o qual muitos de vocês certamente já leram.
Refiro-me à série de obras do senhor "Knell" (Sino de Finados).
Esse mesmo senhor Knell é um autêntico democrata dedicado aos direitos humanos e à liberdade, tendo publicado uma série de artigos que desmascaram a vileza do governo do Norte e louvam a inabalável vontade do povo sulista. Suas palavras são verdadeiras lâminas no mundo das letras.
Tudo isso corrobora o seu célebre axioma: "Quem anda pelo caminho certo obtém muito apoio; quem anda pelo caminho errado, pouco."
Além disso, aprecio profundamente a sua análise do panorama bélico.
Desde que começamos a resistir à invasão há dois anos, todas as experiências têm demonstrado a falsidade de duas visões extremas: a teoria da inevitável derrocada do Sul e a teoria da vitória imediata do Sul. A primeira gera tendências de capitulação, enquanto a segunda fomenta o desprezo pelo inimigo. Ambas as formas de analisar os problemas são subjetivas e unilaterais — em suma, acientíficas.
Antes do conflito, proliferavam muitas opiniões pessimistas a respeito dos nossos estados agrícolas no Sul.
Dizia-se, por exemplo: "O valor da produção industrial dos estados sulistas é inferior ao do inimigo; portanto, a derrota na guerra é certa." Ou então: "Se resistirmos, nos tornaremos os irlandeses da América."
Após a mobilização militar, as teses derrotistas públicas desapareceram, mas as subterrâneas multiplicaram-se, e muito.
Por exemplo, o clima de transigência ora crescia, ora minguava, tendo como base o argumento de que "continuar a lutar significa a morte certa".
Um jovem oficial escreveu uma carta do Alabama dizendo: "O recrutamento nas zonas rurais está extremamente difícil. Os fazendeiros não acreditam que possamos vencer; essa gente tacanha quer preservar sua 'propriedade preta' ao mesmo tempo em que se recusa a mandar os filhos para morrer na guerra."
Francamente, essa apatia existia até mesmo aqui, na Virgínia do Norte.
Especialmente quando Granger e Sherman executaram a política de terra arrasada — e sim, essa tática de aniquilação racial e crimes contra a humanidade foi pioneiramente inventada pelos bandidos da escravidão norte-americana, sendo os japoneses apenas seus discípulos —, incendiando Alexandria e não poupando nem velhos, nem crianças, o pessimismo atingiu o ápice.
Sherman teve a audácia de declarar: "Faço questão de dar aos sulistas uma lição inesquecível, para que jamais ousem aspirar à independência novamente!"
Ainda bem que não nos deixamos amedrontar pelos ianque selvagens; pelo contrário, renascemos das cinzas e herdamos a vontade indomável do fogo!
Sob a minha estratégia magistral, auxiliado por meu querido camarada Jackson e por outras forças aliadas, conquistamos vitórias consecutivas em campanhas como a de Tigrisburg nos últimos dez meses, esmagando por completo a ambição da União de nos aniquilar rapidamente.
Contudo, notei que tanto nos quartéis quanto no campo voltou a grassar um otimismo cego de que "o Sul obterá a vitória num piscar de olhos".
Aqui, como comandante e testemunha ocular de várias batalhas decisivas, devo advertir a todos: esta guerra é, sem dúvida, um jogo de resistência prolongada. Devemos estar preparados para lutar por oito, dez, vinte ou até mesmo cem anos.
Esta é a essência da chamada Guerra Prolongada postulada pelo senhor Knell.
Mas não há dúvida de que o vencedor final deste conflito seremos nós, o povo do Sul...
No ápice de sua oração, Robert E. Lee desatou a gravata, subiu em cima de uma mesa e passou a agitá-la com vigor, bradando: "Onde quer que a Peppa voe, o fogo arderá eternamente! A sombra dessa chama iluminará a terra do Sul, e uma nova geração de caipiras (rednecks) brotará com força vigorosa!"
Num instante, a paixão e a firmeza daquele velho general contagiaram os jovens estudantes, e irromperam aplausos ensurdecedores por toda a Academia Militar da Virgínia.
Observando aquelas faces fanáticas e devotas, Robert E. Lee sorriu com satisfação: "Parece que a ofensiva da colheita de abril já está com a vitória garantida pela metade!"
...
Em contraste com o entusiasmo bélico fervilhante nos estados sulistas, a atmosfera na Casa Branca podia ser descrita como sombria e desoladora.
O filho caçula de Lincoln continuava em tratamento em Nova Iorque, o que fazia o presidente se distrair frequentemente.
Metade do tempo ele pensava no filho em Nova Iorque; a outra metade, nas ações da bolsa nova-iorquina.
Além disso, os afazeres de Estado tornavam-se cada vez mais árduos.
O primeiro grande golpe foi saber que os sulistas planejavam lançar uma ofensiva de primavera durante os meses agrícolas de abril e maio.
Lincoln não conseguía compreender por que os sulistas adotariam uma tática suicida de matar o inimigo aos milhares enquanto perdiam quinhentos.
Afinal, embora os números absolutos fossem parecidos, a proporção da população agrícola nos estados do Sul era muito maior do que no Norte.
Mobilizar um vasto contingente de voluntários para a guerra justamente na época da colheita traria danos imensamente maiores ao próprio Sul.
A única explicação plausível era que os britânicos, mais uma vez ignorando a miséria do próprio povo irlandês, se preparavam para enviar alimentos aos sulistas.
Era um sinal sinistro, indicando que os acenos anteriores de apaziguamento por parte de Londres não passavam de cortina de fumaça.
Embora os detalhes ainda fossem incertos, Lincoln já havia decidido reter duzentas toneladas de trigo que o governo britânico solicitara comprar anteriormente.
Afinal, ninguém ousava garantir que aquele trigo não acabaria virando ração para as legiões de Peppa Pig do Sul.
Além dos caipiras e dos britânicos, o que mais atormentava Lincoln eram aqueles malditos negros.
O orgulho da República, o principal expoente da nova geração do Exército do Norte — Robert King —, empatara com o renomado general sulista Stonewall Jackson na Ofensiva de Natal do final do ano passado, elevando a popularidade do jovem a patamares estelares e sem precedentes.
E o próprio Grande Presidente Lincoln, que havia promovido Robert King e "comandado" as operações ao lado dele, colheu os frutos dessa onda de prestígio, consolidando solidamente o apoio para as eleições de meio de mandato.
Pensando nisso, Lincoln achava a situação um tanto curiosa.
Afinal, declarar à imprensa que Fredericksburg fora comandada por ele próprio gerava um certo remorso de consciência, mas o jovem Robert King não demonstrara nenhuma oposição.
Pelo contrário, um jovem negro chamado Jerry havia afirmado publicamente, mais de uma vez, que ele próprio fora o verdadeiro artífice das vitórias consecutivas do 54.º Regimento de Massachusetts, acusando o presidente branco e o general branco de roubarem a glória pertencente aos negros.
Claro que ninguém acreditava em tais absurdos; como um crioulo de baixa inteligência poderia alcançar tal façanha?
Contudo, quando o Departamento de Defesa ordenou a exoneração de Jerry e o relegou a um posto de montagem numa fábrica, o indivíduo obteve o apoio maciço de uma legião de negros.
Mais metade do 54.º Regimento de Massachusetts se amotinou!
Aqueles negros armados com fuzis saquearam fazendas e cidades da região e refugiaram-se nas montanhas.
Dizia-se que tal Jerry proclamava-se o último profeta, o Jesus negro, e que havia adotado como tio o líder de uma certa seita com o sobrenome Hong, vindo do Oriente, com o intuito de estabelecer um Reino Celestial na Terra pertencente aos negros!
Tudo isso era simplesmente grotesco!
Lincoln desconfiava que por trás de tudo aquilo estivesse, mais uma vez, a sombra dos chineses.
Informações de inteligência sugeriam que Jerry parecia receber financiamento secreto e orientação ideológica de uma certa grande potência oriental.
No entanto, ele não tinha tempo a perder com aquilo nem energia para protestar contra a interferência da China Imperial na guerra civil.
Afinal, além dos caipiras, dos britânicos, dos negros e dos porcos com trança, até mesmo escalpos ambulantes avaliados em cem dólares haviam saído à campanha para causar distúrbios.
Notícias recém-chegadas da região Noroeste, próxima à fronteira com o Canadá, indicavam que forças armadas dos Sioux haviam recebido vasto armamento canadense e agora possuíam capacidade para conquistar grandes cidades.
Eles não só haviam tomado Bremerton, como também forçado a vila de Seattle a se curvar como vassala e pagar tributos!
Embora houvesse rumores de que a tribo em questão se chamava "Da Ming" e não tinha relação direta com os Sioux, os assessores da Casa Branca continuavam convencidos de que nenhuma outra tribo indígena possuía tal capacidade bélica.
E a força dos Sioux era indissociável do patrocínio dos britânicos no Canadá.
Portanto, quer se tratasse dos sulistas, dos negros ou dos índios, todas as evidências apontavam para uma conspiração conjunta entre britânicos e a China Imperial.
Parecia que os boatos de rua eram verdadeiros: a China e a Grã-Bretanha mantinham algum tipo de conluio ou troca de interesses.
Quanto aos mexericos populares sobre um homem misterioso que teria conquistado simultaneamente a Imperatriz Cixi da China e a Rainha Vitória da Grã-Bretanha, Lincoln não acreditava em uma só palavra dessas fofocas ordinárias de taverna que só sabiam pensar com a parte de baixo do corpo.
Ao menos o Doutor Potter jamais seria capaz de tal feito; Lincoln mandara investigar, e o médico perdera tanto a forma quanto a função, tornando-se completamente deplorável. (O Doutor Potter perdera suas amadas pílulas milagrosas e já não era o machão capaz de erguer bandeiras por Mordeor.)