Capítulo 155: Ruptura (2)
Ao longo dos anos, a Imperatriz Viúva fora tratada com tanta reverência e bajulação que se tornara autoritária e arrogante. No harém imperial, quem ousaria falar-lhe daquele modo? Muito menos a Imperatriz, a quem ela sempre desprezara.
A Imperatriz nunca gozara do favor imperial e, durante todos aqueles anos, comportara-se como um cãozinho obediente, dependendo de sua suposta devoção filial para manter sua posição no palácio interior. Se não fosse pela própria piedade da Viúva, aquela mulher sequer conseguiria sustentar-se no posto de soberana do Palácio Central.
No entanto, agora que ela estava apenas doente, a outra já se envaidecia a ponto de ousar tal insolência em sua presença!
— Você está blefando. Dias atrás, quando fui vê-lo, o Imperador apenas contraíra um resfriado... Que intenções tenebrosas você tem ao tentar semear a desarmonia entre nós, impedindo que mãe e filho se encontrem?! — disse a Viúva, tentando manter uma fachada feroz, embora por dentro sua mente trabalhasse intensamente.
Após tantos anos de lutas implacáveis nas profundezas do palácio, que tipo de sordidez ela já não vira? A Imperatriz claramente viera preparada naquele dia, o que significava que tinha algum trunfo nas mãos.
Se Shulan tolerara tudo sob seus próprios olhos até agora para só então estender suas garras, a culpa era exclusivamente de sua própria cegueira anterior. Naquela época, acreditando que o Imperador a mantinha sob controle, ela imaginava que conseguiria manipular a rival a seu bel-prazer. Nunca imaginara que seu julgamento falharia e que a Imperatriz não era aquela criatura submissa e decorativa que fingia ser diante dela; agora que revelara os dentes, revelava-se uma verdadeira loba.
É verdade, ela se esquecera: acaso alguma mulher no harém imperial fora simples em algum momento?
— Que porção mágica você deu ao Imperador para conseguir isolá-lo de mim? — perguntou a Imperatriz Viúva, perdendo o pânico e reassumindo um tom gélido.
A Imperatriz soltou um riso sarcástico, tocando levemente a bochecha com suas longas e reluzentes unhas postiças.
— A Augusta Mãe é deveras perspicaz. Se ousei vir aqui hoje para lhe dizer palavras tão íntimas, é porque, naturalmente, não temo que vá repeti-las a Sua Majestade. Ora, vejo que me expressei mal — não temo que vá ao Palácio da Pureza Celestial, temo é que a senhora jamais consiga sair deste Palácio da Tranquilidade Benevolente.
Chegando a esse ponto, a Imperatriz pareceu lembrar-se de algo e indagou com falsa perplexidade:
— Contudo, há algo estranho, Augusta Mãe. A senhora não estava acamada? Como é que hoje exibe tanta energia? Ao me ouvir dizer tantas coisas, por que não demonstra nenhuma confusão mental?
Suge dissera que a Imperatriz Viúva passara aqueles dias em um sono letárgico, e que, mesmo quando despertava, permanecia em grande parte delirante.
O olhar da Imperatriz vagueou pelo canto do salão, onde repousava um recipiente de gelo. Ela aproximou-se e levantou a tampa: os blocos de gelo ali dentro estavam intactos, sem qualquer sinal de uso.
Suge ajoelhou-se precipitadamente:
— Nestes últimos dias, a Imperatriz Viúva alegou temer o frio e recusou-se a usar gelo. Este foi o que entregaram dias atrás.
Compreendendo o que se passava, a Imperatriz assentiu com a cabeça, virou-se para aconselhar:
— Se a Imperatriz Viúva aprecia e considera benéfico consumir gelo, não é como se não pudéssemos pagar por ele. Os eunucos do Departamento de Assuntos Internos andam por demais negligentes; mandarei que venham substituir isto por gelo fresco daqui a pouco.
A essa altura, ambas já compreendiam perfeitamente a situação. Mesmo que a Imperatriz Viúva ainda tivesse dúvidas antes, agora tinha absoluta certeza.
— Foi você! Você ainda ocupa o posto de Imperatriz e tem a audácia de me envenenar! Não teme a retribuição dos céus?!
Portanto, para aquela mulher, o mundo inteiro parecia sempre conspirar para lhe fazer mal. A Imperatriz sorriu com frieza:
— A Augusta Mãe interpreta mal minhas palavras. Como poderia eu desejar-lhe o mal? A senhora está doente e precisa de repouso; o gelo continha apenas uma dose moderada de sedativo, de modo que, no máximo, a senhora dormiria um pouco mais. Tudo isso não passa de prova da minha profunda devoção filial. Como pode falar em maldade? A senhora está sendo extremamente injusta comigo.
Em seguida, suspirou suavemente:
— E pensar que a Augusta Mãe sempre foi tão carinhosa comigo. Ao longo destes anos, o tônico para fertilidade que me presenteava era consumido por mim diariamente, e Shulan jamais se esqueceu dessa graça nem por uma única noite. Sendo assim, agora que apenas retribuo tamanha bondade, por que razão a senhora me olha com tanta desconfiança?
Lembrando-se de mais alguma coisa, a Imperatriz assumiu uma expressão de consternação:
— Ah, é verdade. Antes de vir para cá esta manhã, dei cabo de uma criada do palácio chamada Pequena Prata. Imaginei que, por ela trabalhar para a Augusta Mãe, seria prudente avisá-la. Como não era ágil o suficiente, impus-lhe cem chibatadas; a esta hora, decerto já foi jogada em uma vala comum.
A Imperatriz Viúva cerrou o semblante e permaneceu em silêncio.
Aquela criada chamada Pequena Prata fora a espiã que ela mesma ordenara ao eunuco-mor Da que infiltrasse no Palácio da Pureza Constante. Como a rapariga nem sequer lhe reportara a gravidez da Imperatriz a tempo, só podia significar que ou era uma estúpida, ou a Imperatriz já descobrira tudo. Para uma agente descoberta, aquele era o destino inevitável; morresse, pois, pois não havia o que lamentar.
Ficava evidente que ambas já sabiam dos venenos que administravam uma à outra.
A Imperatriz, naturalmente, já o sabia.
Quanto à Imperatriz Viúva, ela própria começara a desconfiar nos intervalos de lucidez e delírio, passando a investigar em segredo. Como não encontrava anomalias nos remédios ou nas refeições diárias, voltara sua atenção para o gelo que consumia habitualmente. Ao suspendê-lo discretamente por alguns dias, notara que os períodos de letargia haviam diminuído consideravelmente e sua mente clareara aos poucos.
Uma vez ciente, pretendia relatar o ocorrido ao Imperador e prosseguir com a investigação silenciosa, mas nunca conseguira ver o próprio filho.
Agora compreendia: a Imperatriz viera naquele dia para virar o jogo às claras.
Queria ver até onde chegava a derrota da sogra e de que maneira esta tentaria reverter a situação.
Com um riso sarcástico, a Viúva retrucou:
— Você lida com os servos do seu próprio palácio como bem entender, por que vem trazê-los à baila no Palácio da Tranquilidade Benevolente? Ainda não respondeu à minha pergunta.
A Imperatriz sorriu com brandura:
— É verdade, a Augusta Mãe queria saber que poção mágica dei a Sua Majestade. Respeitosa resposta: esta escrava não fez absolutamente nada. Se há alguma poção a ser administrada, foi a que a própria senhora preparou — embora agora seja Sua Majestade quem a esteja tomando.
Anos atrás, pouco depois de Yuqi engravidar, a notícia fora divulgada pela boca da então Imperatriz, hoje Imperatriz Viúva. Ao apresentar suas sajkudações, Wulinzhu soubera do ocorrido de imediato e pudera constatar a imensa alegria da soberana.
Nutrindo um ressentimento secreto, Wulinzhu determinara-se a dar cabo da criança no ventre de Yuqi.
Contudo, enquanto ela tramava nos aposentos externos, os aposentos internos eram rigorosamente administrados por Yuqi, impedindo que seus agentes conseguissem se infiltrar.
Certo dia, o eunuco Fei viera implorar-lhe ajuda: um sobrinho de seu clã, aproveitando-se do prestígio do eunuco, cometera abusos em uma transação de terras, impondo uma compra forçada e espancando brutalmente a parte lesada que fora pedir satisfações, chegando a jogá-la para fora da propriedade. Como resultado, a vítima falecera logo após retornar para casa. A família contava com um filho que possuía o título acadêmico de estudante imperial, o qual redigiu uma petição e a protocolou pessoalmente no tribunal.
Valendo-se de seus contatos nos bastidores, o eunuco Fei conseguira abafar o caso, fazendo com que as autoridades acusassem o reclamante de falsa denúncia. Desesperado com a injustiça, o pai da vítima enforcou-se. Contudo, o irmão mais novo, o estudante, recusou-se a desistir; por feliz coincidência, o antigo mestre que o aprovara nos exames acabara de ser promovido a inspetor educacional regional, e encarregou-se de encaminhar a petição ao gabinete do vice-rei da província.
Ocorre que aquele vice-rei fora subordinado de Zaidun. Wulinzhu aceitara intervir, fazendo com que o processo fosse novamente arquivado.
Em sinal de profunda gratidão, o eunuco Fei passara a facilitar-lhe a vida em inúmeras ocasiões desde então.
Durante a investigação recente daquele caso, os investigadores desenterraram os antigos autos e localizaram o estudante de outrora, que confirmou a veracidade dos fatos, embora a parte que figurava como autora do crime original não se chamasse Fei. Além disso, descobriu-se que, após o abafamento do caso, alguém lhes entregara uma vultosa soma em dinheiro para silenciá-los.
Ao investigar o clã do eunuco Fei, apurou-se que o suposto ofensor não tinha qualquer laço de parentesco ou ligação com ele. Embora a família envolvida já tivesse se mudado havia muito, os guardas da Seita de Captura de Insetos agiram com tal eficiência que logo rastrearam o paradeiro daquela gente.
Aterrorizados ao verem emissários da corte imperial, os membros daquela família confessaram prontamente que, no passado, recorreram a um intermediário e entregaram uma imensa fortuna ao eunuco Fei. Pressionados a dar mais detalhes, revelaram que o tal intermediário era ninguém menos do que Dong Guixiang, o eunuco responsável pelo fogão de cobre do Palácio da Tranquilidade Benevolente.
Ao receber o relatório, o investigador ficou extasiado. Comprovava-se, afinal, o envolvimento direto do Palácio da Tranquilidade Benevolente.
Convocado à presença das autoridades sem sequer precisar ser torturado, Dong Guixiang, homem de índole pacata, confessou tudo tim-tim por tim-tim.